No próximo dia 12 de outubro, sábado, às 21h30m, terá lugar em Arcos de Valdevez uma Conferência subordinada ao tema “A importância do Recontro de Valdevez Para a Formação de Portugal”, proferida pelo professor Luís Amaral, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Esta iniciativa é uma organização conjunta da Real Associação de Viana do Castelo e do GEPA (Grupo de Estudos do Património Arcuense), associação criada em 1980 ( https://gepa.pt ) para a defesa do património arcuense, que conta também com o apoio de várias outras entidades.

Luís Carlos Amaral (Porto, 1961) é professor do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço, Memória”), membro do CEHR (Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa) e académico correspondente da Academia Portuguesa da História. Desempenha actualmente as funções de Presidente da Comissão de Ética da Universidade do Porto. No que respeita a temas de investigação, tem privilegiado estudos sobre povoamento e organização social do território (séculos X-XIII), bem como sobre instituições eclesiásticas medievais portuguesas.