Hoje, 03 de agosto, Viana recebeu a visita a cidade por parte das festas da Senhora das Neves com a presença de uma Banda de Música que animou as ruas. Estas festas começam dia 03 e terminam 07 de agosto com um programa que procura ter presente tanto o lado religioso como o cultural.

Destacamos o dia de hoje, às 15h, com uma visualização no Fórum Cultural do filme restaurado do Cineclube do Porto “Auto de Floripes”. Um artista consagrado, Toy, atua ao vivo às 22h. Terminando este dia com a 1º noite com os DJ Pedro Pereira e Cozta.

Quinta-feira, 04 de agosto, o Largo das Neves recebe o Fit Seniores com a monitora Adriana Morgado às 10h30. O concerto em palco das Bandas de Música, às 17h00, com a Banda Velha de Barroselas e a Banda Nova de Barroselas. Às 21h30 abertura da exposição filatélica “Património e tradições do Vale do Neiva”. A animação noturna no recinto segue por volta da 01h00 com a elaboração dos tapetes floridos.

Na sexta-feira, o dia é intitulado “Dia maior e feriado local” e segue às 09h00 com a entrada da Fanfarra dos Escuteiros de Mujães e a concentração na Capela da Senhora das Neves das Autoridades Civis, Comissão de Festas e Mordomia que vão desfilar em companhia da Banda Escuteiros de Barroselas até à Igreja Paroquial de Mujães. Às 10h00 a “imponente” cerimónia religiosa das três paróquias com a Procissão Solene em Honra de Nossa Senhora das Neves para seguir a Missa Campal. Às 17h00 a representação do secular e popular “Auto da Floripes” um Ex-líbris cultural da região. O XLI Festival Internacional de Folclore começa às 22h00. Terminando com uma noite de DJ, com o G-Soul e Cromos da Noite.

O “Dia dos Emigrantes”, 06 de agosto, com um desfile de três grupos de bombos, os Bombos Zé P’reiras “Os Nacionais” de Fragoso, o S.Sebastião de Darque e A.C.R. de Deocriste. A missa pelos emigrantes tem início às 10h30. O cortejo alegórico e etnográfico pelas 17h00. A animação começa com o Zézé Fernandes às 22h30, e o DJ Fábio Gonçalves e o Quim das Remisturas que terminam a noite.

O último dia intitulado “Dia da Criança” começa com a IV BTT Senhora das Neves às 09h00. O fitness para todos às 10h30. Às 15h30 começa a festa da Criança na presença de insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais e outras diversões. Às 17h30, histórias de ler e contar com Carina Novo e o músico José Carlos Barbosa. A majestosa Procissão de Velas com a presença de milhares de fiéis. O encerramento das festividades com morteiros às 23h30.