Melgaço acolhe conferência “Dos Mosteiros”

No próximo sábado, dia 20 de outubro, o concelho de Melgaço abre a Porta do Tempo dos Mosteiros, no âmbito do projeto da CIM Alto Minho “Alto Minho 4D: Viagem no Tempo”. Uma conferência, às 11 horas, e uma visita performativa ao Mosteiro de Fiães, às 15 horas. As duas atividades estão abertas à população.

 

A conferência “Dos Mosteiros” terá lugar na Casa da Cultura de Melgaço, com a presença de José Marques, professor emérito da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Paulo Oliveira, técnico superior no Mosteiro de Tibães, em Braga. A conferência, organizada pelo Centro Cultural do Alto Minho e que terá lugar na Casa da Cultura de Melgaço, contará ainda com a participação do diretor da Direção Regional da Cultura do Norte, António Ponte. No centro do debate estará a história das ordens religiosas e a sua implementação no Alto Minho, assim como a importância que ainda hoje têm na sociedade contemporânea e na vida cultural e económica da região. A atividade é gratuita e aberta ao público, mediante inscrição prévia no website da CIM Alto Minho: www.cim-altominho.pt.

 

Já à tarde, será possível efetuar uma visita guiada ao Mosteiro de Santa Maria de Fiães, que foi pertence da Ordem de Cister. Com início marcado para as 15 horas, e acompanhado de uma performance que envolverá a comunidade local, a visita servirá para dar a conhecer os modos de vida dos monges e monjas, a sua implantação sempre pensada numa lógica de organização e gestão do território e a importância da afirmação do cristianismo em tempos de grande incerteza. A iniciativa é organizada pelo Teatro do Noroeste – CDV e pelas Comédias do Minho, em co-programação com a Talkie-Walkie e a Ondamarela.

 

Para os amantes do skecthing, a CIM Alto Minho e a Associação Urban Sketchers Portugal (UskP) propõem ainda para o próximo sábado uma viagem pela vila para registo no papel do património edificado e natural de Melgaço.

 

Cada concelho uma Porta do Tempo

 

A Porta do Tempo dos Mosteiros é a oitava a abrir-se no decorrer do projeto “Alto Minho 4D: Viagem no Tempo”. Todos os meses, um município da CIM abre uma porta da passagem do tempo pelo Alto Minho. Trata-se de uma iniciativa intermunicipal, na qual cada um dos 10 concelhos do Alto Minho encabeçará uma rota, que funcionará como o “portal” de acesso a uma “estação do tempo” (um núcleo museológico que funcionará num determinado espaço físico), que irá dispor de uma série de valências e no qual se apresentará uma sequência de recursos patrimoniais alusivos a essa rota e a serem visitados. O objetivo é promover um circuito (touring) cultural de 10 rotas/itinerários pelo Alto Minho, baseados na história e nos bens patrimoniais da região.

 

De referir que o projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” foi aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, no domínio do “Património Cultural” e encontra-se integrada no Ano Europeu do Património Cultural em Portugal.

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.