Este fim de semana, a música clássica vai estar em destaque em Paredes de Coura para encerrar o Ciclo de Polinização.

Esta sexta-feira, 15 de outubro, o Ciclo de Polinização arranca com o Vianna Brass Quintet, seguindo-se no sábado, 16 de outubro, com o Coura Voce, ambos às 21h30, na Capela do Espírito Santo, enquanto no domingo o Centro Cultural de Paredes de Coura acolhe pelas 17h30 o Space Ensemble.

Hoje,  sexta-feira o Ciclo de Polinização regressa para o concerto Per Sonare, dos Vianna Brass Quintet. Per Sonare surge no título de inúmeras obras de finais do renascimento, indicando uma peça para soar, para ser tocada, por oposição à cantata. O quinteto de metais Vianna Brass Quintet traz-nos um concerto onde se fazem ouvir essencialmente obras de compositores do barroco alemão, como Johann Pezel, Victor Ewald, e uma sonata de autor anónimo.

Por sua vez, o Coura Voce é um coro feminino que tem vindo a desenvolver um trabalho regular desde 2017, no âmbito do ensino artístico especializado da música, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Paredes de Coura e o Conservatório Regional do Alto Minho. Interpreta repertório coral diversificado de várias épocas e estilos, com o objetivo de valorizar e divulgar a música vocal. Atualmente é constituído por 27 elementos e tem-se apresentado em audições públicas e em diversos eventos no Norte de Portugal e Espanha. Vítor Lima é o maestro titular do Coura Voce.

Já o Space Ensemble propõe o espetáculo “Pequeno Mundo”, sobre o cruzamento entre a Ciência e a Arte e as inúmeras possibilidades criativas que surgem dessa fusão. Num mundo ofuscado pela ostentação, em todas as suas formas, vivemos muitas vezes distraídos e alheios à beleza das pequenas coisas que nos sustentam enquanto seres humanos. O espetáculo Pequeno Mundo remete-nos para a submersão no microuniverso que sustenta o nosso mundo mais tangível.

À semelhança do que tem acontecido nos outros fins de semana dedicados à música clássica, o Ciclo de Polinização volta a dinamizar um workshop para alunos do Conservatório Regional do Alto Minho. O Workshop de Orquestra: Cordas, sopros & Cia – (Des)construir a Música em Conjunto faz uma abordagem experimental à prática instrumental em grupo, explorando a sua versatilidade e os conceitos basilares da composição e interpretação de diversos estilos musicais.

Esta iniciativa decorre no sábado, 16 de outubro, pelas 9h, na Caixa da Música, sendo orientada por César Lima e Jaime Alvarez e destinado aos alunos do 4.º e 5.º grau do Curso Básico de Música do Conservatório Regional do Alto Minho.