A Igreja do Espírito Santo, em Arcos de Valdevez, vai transformar-se este sábado, dia 16 de março, numa verdadeira Porta do Tempo para o Barroco. Com recurso a óculos de realidade virtual, ecrãs tácteis e outros dispositivos tecnológicos, será possível conhecer o património do Alto Minho daquela época e ouvir ao vivo obras de Albinoni, Handel, Vivaldi, Pachelbel, Clarke e Bach, numa atuação da histórica Banda Velha de Barroselas.

O evento acontece no âmbito do projeto “Sente a História”, iniciativa que está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é já o vigésimo concerto da iniciativa.

Às 21h30 realiza-se a visita guiada e animada à Igreja do Espírito Santo, que foi recentemente reabilitada e na qual se encontra um centro de interpretação, dotado das mais recentes tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual, para dar a conhecer aos visitantes o vasto património barroco do Alto Minho.

Às 22h00 terá início o concerto da Banda Velha de Barroselas que acedeu ao desafio lançado pelo projeto Sente a História e vai interpretar um repertório musical especialmente encomendado, focado exclusivamente no período Barroco.