Os efeitos do Estado de Emergência na Freguesia

Vila Fria é uma freguesia com uma excelente qualidade de vida, muito bem situada, muito perto de Viana do Castelo, a 20 minutos de carro, com bons acessos à autoestrada, com excelentes transportes públicos e infraestruturas.

Mas o coronavírus veio num ápice perturbar todo o bem-estar desta laboriosa população.
As pessoas estão recolhidas em casa, tristes, melancólicas, e ainda bem que as novas tecnologias permite o contacto à distância através de video chamadas, Facebook, Messenger e outras plataformas, o que veio mitigar esta frustração.

Vila Fria é uma freguesia com população alegre, onde todos se conhecem e se cumprimentam, nos cafés, nos restaurantes, na igreja para participar nos atos religiosos, no cemitério sempre com muitíssima gente a colocar flores nas campas dos ente queridos, com uma florista perto para vender flores, velas e outros adereços, com o edifício da Junta de freguesia sempre muito movimentado, com diversos eventos nomeadamente almoços e jantares para angariação de verbas para ajudar a custear diversos eventos, sendo ainda motivo de confraternização de diversos grupos etários onde todos convivem alegre e fraternalmente.

Mas o imprevisto aconteceu. Pela primeira vez não houve Páscoa e as cerimónias pascais, a nossa Avenida que estava sempre engalanada com palmeiras, ramos de oliveira, as 14 cruzes de granito com faixas, a igreja sempre com muitos fiéis. No domingo e segunda-feira de Páscoa as casas enchiam-se com amigos e familiares, quando o compasso entrava em quase todas as casas com o Sr. padre Gaudêncio sempre bem-disposto e participativo, a alegrar as famílias.

Toda esta quadra ficou na nossa nostalgia, o que nos torna tristes, melancólicos e abatidos.
Felizmente que não tem havido óbitos na freguesia, o que a acontecer torna tudo ainda mais dramático, impossibilitando atos religiosos e a participação dos amigos e familiares de se associarem à família enlutada.

De salientar que em 2019 faleceram 29 pessoas na freguesia, o maior número há mais de 60 anos.

A freguesia está completamente parada.

Até o cemitério está encerrado, para homenagear todos os que estão sepultados foi colocada uma coroa de flores no portão de acesso.

Esperemos que isto passe, mas temos de recordar que a gripe espanhola/Bubónica esteve ativa durante os anos de 1918 e 1919. Esperamos igualmente que tudo isto não deixe sequelas neurológicas graves.

Junta de Freguesia
A junta de freguesia também se associou ao combate ao coronavírus, distribuído pelas casas, máscaras de proteção, o que registamos com apreço.
Bem-haja pela colaboração e dedicação para ajudar a debelar esta crise que a todos afeta.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.