Perre volta às 7 Maravilhas de Portugal

O tema do concurso 7 Maravilhas de Portugal 2020 é a Cultura Popular e as Janeiras de Perre conseguiram a nomeação para a lista de candidatos.

Depois do Arroz Doce de Perre ter adoçado a boca de todo o país durante a competição das “7 Maravilhas Doces de Portugal”, são agora as Janeiras de Perre a querer colocar as tradições imateriais da nossa freguesia entre as “7 maravilhas da cultura popular” de Portugal.

As Janeiras fazem parte do património de Perre pelo menos desde 1940, quando surgiram para angariar fundos para a construção da igreja e para as festas em honra de S. José. Dos vários grupos que, durante os meses mais frios e chuvosos de cada ano, percorriam os caminhos da aldeia a pedir a ajuda daqueles que lhes abriam as portas, apenas o Grupo de Danças e Cantares de Perre mantém-se em atividade, salvaguardando e divulgando esta tradição, ininterruptamente, nos últimos 22 anos.

Será a divulgação e salvaguarda dessa tradição perrense, julgamos, o desígnio da candidatura que o Grupo de Danças e Cantares de Perre apresentou à competição “7 maravilhas da cultura popular”, que este ano tem por tema o património cultural imaterial de Portugal e está dividido em categorias como: artesanato, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias, e artefactos.

Nesta edição das Maravilhas de Portugal, os candidatos vão ser votados por cada um dos distritos e das regiões autónomas, numa fase em que haverá sete candidatos por cada distrito e região autónoma. Em cada um dos 20 programas, a transmitir nos meses de julho e agosto pela RTP, será apurado um pré-finalista que passa às semifinais. A esses 20 pré-finalistas juntar-se-ão mais oito, repescados entre os 20 segundos classificados de cada distrito, que disputarão as meias finais. A 05 de setembro, na gala final, serão eleitas as 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Desejamos as maiores felicidades a esta candidatura, a qual esperamos que, com o apoio de todos, possa marcar presença na gala final e ser eleita uma das maravilhas do património cultural de Portugal.

JUNTA DISTRIBUI MÁSCARAS
A medida integra-se nas estratégias de prevenção e controlo da Covid-19 da Câmara Municipal, numa altura em que já se decidiu o levantamento do Estado de Emergência.
Das 20.000 máscaras sociais reutilizáveis disponibilizadas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Junta de Perre terá recebido cerca de 600 daqueles equipamentos de proteção individual que prontamente começou a distribuir pelos mais idosos e vulneráveis da freguesia para que possam usá-los nas suas deslocações a espaços interiores fechados como supermercados, farmácias, estabelecimentos comerciais e transportes públicos, entre outros.

Na freguesia de Perre as máscaras serão distribuídas pelos doentes crónicos e pela população com mais de 70 anos ou em situação de carência económica.

FALECIMENTOS
Faleceram, no dia 21 de fevereiro, Joaquim Leiras Lopes, com 77 anos, residente na travessa do Arrobas; no dia 19 de março, Maria dos Prazeres Martins Felgueiras, com 92 anos, residente no Caminho do João Mestre; no dia 31 de março, Maria Lúcia Domingues Veiga, com 80 anos, residente na Estrada do Pisco; no dia 04 de abril, José da Silva Malheiro, com 81 anos, residente na Estrada da Igreja; no dia 05 de abril, Isaura Gonçalves Borlido, com 87 anos, residente no Caminho Dr. Pinto Cardoso; no dia 12 de abril, Eugénio Rocha Rodrigues, com 72 anos, residente em Viana do Castelo; no dia 16 de abril, Domingos da Costa Ferreira, com 91 anos, residente na Calçada do Sr. do Monte; e, no dia 17 de abril, Judite Coelho Carvalhido da Fonte, com 68 anos, residente no Caminho do Esquita. A todas as famílias enlutadas apresentamos os nossos mais sentidos pêsames.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.