O salão nobre da Reitoria da Universidade do Minho acolhe esta sexta-feira, dia 15, a abertura da terceira edição do Programa Mentorias UMinho, tendo ex-alunos com percursos profissionais relevantes a contribuírem para a valorização pessoal e profissional de estudantes finalistas. A sessão prevê a presença do pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, e de vários representantes das Escolas e dos Institutos desta academia.
 
Esta edição conta com 30 mentores e com 30 mentorandos, que são estudantes finalistas de licenciatura ou do 4º e 5º anos de mestrado integrado de todas as Escolas e Institutos da UMinho. Os mentores representam também diversas áreas de atividade e são Ângela Brandão (Primavera), Alexandre Marques (ZF), Alexandre Mendes (Startup Braga), António Carlos Rodrigues (Casais), António Machado (Altran), Belmiro Oliveira (Belisotex), Bruno Aragão (gestor de C&T), Carla Sepúlveda (Believe2Win), Elisabete Barbosa (LK Comunicação), Filomena Vieira (Fresenius Medical Care), Gabriela Nunes (ADCL), Graça Coelho (Cachapuz), Hugo Portela (Accenture), Isabel Oliveira (IEFP), José Lucas (Oficina de Competências), José Oliveira (Bosch), José Teixeira (dst), Lídia Dias (Município de Braga), Manuel Pedro Quintas (Metal Solutions), Pedro Oliveira (Leica), Nuno Torres (Central Arquitectos), Pedro Fraga (F3M), Raquel Vieira de Castro (Vieira de Castro), Rui Martins (Inovafil), Silvina Alves (Triformis), Simão Soares (SilicoLife), Sofia Ferreira (Município de Guimarães), Teresa Martins (Neadvance), Tiago Marques Pereira (Balanças Marques) e Valentino Pereira (iTEC).
 
Sobre as Mentorias UMinho
 
Este programa promovido pela Reitoria insere-se num projeto mais amplo, designado por “Tutorias por Pares e Mentorias UMinho”, considerado inovador no contexto universitário nacional, ao possibilitar a concretização de uma lógica de formação global e contínua desde que os alunos entram na universidade (Programa Tutorias por Pares) até que finalizam o seu percurso académico, preparando-se para ingressar no mercado do trabalho (Programa Mentorias). A coordenação científica é assegurada por Teresa Freire, professora da Escola de Psicologia da UMinho.
 
As mentorias e as atividades com ele relacionadas são destinadas aos vários cursos da UMinho e visam complementar, através da promoção e desenvolvimento de competências transversais, a formação científica específica de cada domínio. Dentro desta lógica de transversalidade, outra das particularidades do projeto prende-se com o facto de os mentores e respetivos mentorandos não serem nunca da mesma área de formação.