Durante uma semana a Associação Juventude de Vilafonche acolheu a terceira, e penúltima, atividade do projeto While We Wait. Esta iniciativa, contou com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, e foi criada por jovens portugueses, irlandeses, espanhóis e italianos durante o período de pandemia, realizada ao abrigo do Programa Erasmus+, que visa refletir sobre o impacto desta nas suas vidas.

Os grupos realizaram um desafio no centro da vila de Arcos de Valdevez com o intuito de fomentar o trabalho em equipa, estar em contacto com a população arcuense e descobrir a sua cultura e, ao mesmo tempo, analisar possíveis locais para realização do evento final.

Visitaram as Oficinas de Criatividade Himalaya e realizaram um workshop onde personalizaram as suas tote bags. Ao longo deste período os três diferentes grupos internacionais trabalharam nos seus projetos e resultados com o intuito de os apresentarem em Arcos de Valdevez.

O grupo de arte criou um mural, recebendo bastantes elogios de toda a população que foi passando no local da sua realização. O grupo de música realizou um workshop de batucada, produziu a música que representa o projeto e colocou QR Codes numa das ruas centrais de Arcos de Valdevez que dão acesso a cartas escritas pelos participantes que descrevem como ultrapassaram os piores momentos da Pandemia. O grupo de multimédia editou diferentes podcasts e criou uma exposição com fotos das diferentes fases do projeto. Por fim, expuseram os resultados finais e fizeram a avaliação desta atividade e do projeto até ao momento.

While We Wait volta em novembro, em Dublin, para a avaliação final do projeto.