Rali da Lampreia regressa este fim de semana

Sábado à noite e domingo, o Rali à Lampreia regressa ao Centro Histórico de Monção. Para além da componente desportiva, o Município dinamiza a degustação da lampreia.

O Rali à Lampreia deste ano, marcado para 23 e 24 de fevereiro, será uma prova de qualificação noturna, com inicio às 20h30, mantendo-se as duas provas de domingo. Uma de manhã, pelas 11h00, e outra à tarde, pelas 16h00. A entrega de prémios decorrerá no Museu do Alvarinho, ao final da tarde.

Neste fim de semana, trinta e um restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa camarária, prometendo confecionar aquele afamado ciclóstomo com tradição, requinte e inovação. O arroz de lampreia é o prato mais comum, contudo, a oferta estende-se a outras formas de confecionar a lampreia.

Com o apoio da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e Parallelvelocity – Club, a presente edição deverá contar com meia centena de participantes de Portugal e Espanha. Os primeiros classificados na prova noturna serão os últimos a sair nas provas diurnas. A abertura da prova, carro 0, será efetuada por um carro construído na Escola Profissional de Monção/EPRAMI.

Para António Barbosa, o Rali à Lampreia, juntando a perícia automóvel com a qualidade e inovação dos restaurantes locais, que apresentam a Lampreia do Rio Minho de diferentes formas, assume-se como um dos acontecimentos mais relevantes realizados no concelho com milhares de pessoas, portugueses e galegos, a assistirem às provas.

Com a motivação extra da qualificação noturna, a presença de público no evento, assinala António Barbosa, promete ser ainda maior, garantindo um fim de semana marcado pelo desporto automóvel e pela rentabilização económica para o comércio local.

“Trazer novidades aos nossos eventos é um desafio que aceitamos com gosto. Temos de inovar para atrair. Não há outra forma de projetar o concelho” adianta António Barbosa, sustentando que “a afirmação de Monção como um território de excelência far-se-á sempre numa perspetiva diferenciadora”.

Focando-se no programa, João Oliveira referiu-se ao Rali à Lampreia como “um acontecimento de grande espetacularidade automóvel e gastronómica”, abordando a segurança como “uma questão prioritária que tem merecido grande atenção por parte do município”.

Pormenorizou: “Temos melhorado os índices de proteção, procedendo, nesse sentido, à instalação de bancadas em vários pontos do percurso, facilitando uma melhor visibilidade ao público presente. Este ano, vamos reforçar a segurança com a colocação de vaiais em betão armado”

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.