O Município de Ponte de Lima reuniu, através da Biblioteca Municipal, um conjunto de livros da área da literatura infantojuvenil que deu origem à exposição “(Re)descobrir leituras: os 10 melhores livros dos últimos 50 anos”.

A exposição abrange um conjunto de obras “aclamadas” e publicadas nos últimos 50 anos, com edição em português e direcionadas para um público com idade inferior a 16 anos, baseada no desafio proposto, efetuado e divulgado pela revista Estante, a especialistas portugueses que elegeram os seus melhores livros.

Patente na Biblioteca de 01 de outubro a 18 de dezembro de 2020, esta exposição vai “surpreender os leitores, visitantes e amantes do livro e da leitura”. Os livros apresentados revelam o gosto de José Jorge Letria, Isabel Minhós Martins, Yara Kono, Ana Margarida Ramos, Isabel Zambujal, Madalena Matoso, Maria João Lopo de Carvalho, entre outros doutos desta área.

Esta exposição “encerra conhecimento, memórias e expressões individuais que vão despoletar o interesse e a emoção, com escolhas adequadas para qualquer criança descobrir e qualquer adulto recordar. Trata-se de uma viagem pelo mundo literário, uma espécie de redescoberta para degustar a essência do livro, para ler e viver a leitura, que ficará disponível para percorrer o concelho e ser acolhida nas Bibliotecas Escolares e em instituições com valências para crianças”, explica fonte do Município.