O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo preside à abertura oficial da V edição da Feira 100% Agrolimiano, amanhã, dia 15 às 10h30.

Este evento tem como objetivo divulgar e promover o que de melhor se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima, sendo que esta é uma das áreas que mais se tem desenvolvido nos últimos anos, facto que se deve à valorização dos produtos endógenos por parte dos empresários, e que tem originado um aumento do número de postos de trabalho no setor.

Durante os dois dias de duração do evento, serão apresentados e expostos vários produtos produzidos ou transformados no concelho, tais como, mel, sidra, vinho verde, enchidos e fumados, fruta, hortícolas, carne, leite entre outros, tipicamente limianos.

Do programa destaque para os III Agrojogos Limianos, organizados pela Escola Profissional de Ponte de Lima, dia 15 de fevereiro, e no dia 16 de fevereiro, às 13h30, o IX Concurso Regional da Raça Frísia do Alto Minho – com origem nos Países Baixos e na Alemanha, os bovinos de raça Frísia, têm grande expressividade por todo o Norte do país, e em particular no concelho de Ponte de Lima e, dadas as suas caraterísticas – grande porte, excelente capacidade de produção de leite e a qualidade da carne – são, ainda nos dias de hoje, um importante fator de desenvolvimento económico, principalmente no que diz respeito ao setor primário.

Assim, este concurso pretende promover a Raça Frísia, divulgar o seu potencial económico e premiar os melhores exemplares presentes no mesmo. Esta é mais uma forma de divulgar e valorizar os produtos endógenos do concelho e aquilo que de melhor temos para oferecer.