Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) em cooperação com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e com o Município de Braga vão promover amanhã, dia 19 de fevereiro, às 14h30, uma ação de plantação de 450 árvores, num espaço cedido pela autarquia de Braga.

A iniciativa contará com a presença do Administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho, António Paisana, do Vereador da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, do Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Rui Oliveira, bem como algumas dezenas de voluntários.

Em 2019, a AAUM e os SASUM organizaram, em Braga, o Campeonato Europeu Universitário de Futsal, entre os dias 15 e o 23 de julho. Tendo como objetivo a mitigação do impacto ambiental e a promoção da sustentabilidade do evento, o Comité Organizador delineou um plano de ação, sob o lema Playing for the Planet, visando o uso eficiente de recursos e da economia circular, o combate às alterações climáticas e a promoção da responsabilidade social e do bem-estar de todos os atletas e equipas técnicas, eixos orientadores desta estratégia.

Tendo clara consciência que, apesar de todas as medidas implementadas, o evento apresentaria sempre uma pegada carbónica positiva, a plantação destas 450 árvores (número de árvores equivalentes ao número de atletas participantes no Campeonato Europeu Universitário de Futsal) é a última iniciativa prevista deste plano.

O Comité Organizador do evento espera com isto, dar um importante contributo para alcançar a neutralidade carbónica e, simultaneamente, servir como projeto de legado para organizações futuras, no que concerne a eventos desportivos universitários.

As árvores serão plantadas na localidade de Gualtar, mais especificamente em https://maps.app.goo.gl/QinUz8Ft7ws3S49S8.