Decorrida a Quaresma, sempre muito participada aos Domingos na realização da também tradicional Via Sacra, à semelhança dos anos anteriores a Avenida da Igreja foi engalanada com ramos de Oliveira, assim como todas as cruzes da avenida, que foram devidamente ornamentadas.

Na sexta-feira Santa e no sábado a igreja estava lotada. Como habitualmente, e quase todas as casas recebem com muita alegria, os amigos, o Pároco, o juiz da Cruz e diversos acompanhantes, o que torna o dia particularmente festivo. O compasso Pascal percorre a freguesia de Vila Fria no domingo e na segunda-feira.

No domingo percorreu os Lugares Ponte Pedrinha, Outeiro, Cavagem, Monte Froio e Monte da Ola. Teve início na Residência Paroquial, tendo para o efeito o Pároco Gaudêncio Gigante convidado todos os paroquianos para beijarem a Cruz, findo o qual serviu um excelente catering a todos os presentes.

O juiz da Cruz, no domingo, foi José Carlos Ferreira da Silva, casado com Cristina de Lurdes da Cunha F. Gonçalves, do lugar do Junqueiro.

 

Falecimentos

Em março, faleceram os seguintes e prezados conterrâneos: No dia 26, Maria da Conceição Miranda Pereira, solteira, com 87 anos, que residia na Rua dos Bombeiros, em Viana do Castelo. Foi sepultada no cemitério de Vila Fria. No dia 30, Alípio de Barros Dias, casado com Albina Rodrigues Ferreira, com 74 anos, residente na Rua do Por do Sol. Antigo trabalhador dos Estaleiros Navais, tinha três filhas e um filho, sendo membro da Irmandade do Coração de Jesus e da Liga Eucarística. Foi sepultado no cemitério de Vila Fria. No dia 31, José Augusto Afonso da Rocha, com 90 anos, viúvo de Maria de Lurdes Pereira Viana, residente na Viela das Parteiras. Também antigo trabalhador dos Estaleiros Navais, foi organizador de muitas excursões, serralheiro de profissão, e nas horas vagas procedia à execução de muitas estruturas metálicas, nomeadamente, portões e portinhas para residências particulares. Deixou três filhos e uma filha. Foi sepultado no cemitério de Vila Fria. Às Famílias em luto apresentamos os nossos sentidos pêsames.