Este ano, um grupo de Médicos que se encontram a formar como Especialistas em  Medicina Geral e Familiar (MGF) da Direcção de Internato Ricardo Jorge (para a Unidade Local de Saúde do Alto Minho – ULSAM) e o seu Director de Internato, reuniram-se em volta da comemoração deste dia, explicando quem somos, o que fazemos e a quem servimos.
A Medicina Geral e Familiar é uma especialidade médica responsável pela prestação de cuidados abrangentes e continuados a todos os indivíduos. Abarca diversos papéis como a promoção da saúde e a prevenção da doença, prestando também cuidados curativos e paliativos, de acordo com as necessidades de saúde e recursos disponíveis na comunidade. Os Médicos de Família cuidam dos indivíduos no contexto das suas famílias, comunidades e culturas. O Médico de Família é o especialista da pessoa.

Com vista a dignificar o trabalho diário e a especialidade, «tantas vezes desvalorizados por quem não conhece nem reconhece este trabalho», considerámos fundamental divulgar o dia do Médico de Família, procurando desmistificar ideias sobre esta especialidade.

(Médicos em Formação em Medicina Geral e Familiar (MGF)

(Imagem: “Site da USF Conde de Oeiras)