O português é um indivíduo que gosta de sair para jantar fora e passear. No entanto, com a chegada do outono e das vagas de frio, cerca de 80% dos portugueses assume mudar de rotina e prefere passar mais tempo em casa a ver tv, ler ou cozinhar. É isto que mostram os resultados do estudo sobre os hábitos dos portugueses em ca-sa, apresentado pela Conforama (empresa europeia para o equipamento e decoração do lar).

Com o estudo confirmou-se que os portugueses são de hábitos caseiros nesta época do ano: 45% afirmou que o seu ritual preferido, assim que chegam a casa, é mudar de roupa e vestir algo confortável como o pijama ou o fato de treino.
“O estudo dá a conhecer a importância que os portugueses dão à sua casa e o poder passar tempo de qualidade na mesma”, afirma David Almeida, Diretor Geral Conforama Ibéria. “Com a campanha ModoCasaOn queremos demostrar o papel fundamental que o adaptar e decorar a nossa casa tem no nosso estado de espírito e no nosso bem-estar, no geral, acrescenta.

Para além destes fatores, a preferência por passar mais tempo em casa está alinhada com a recente proposta de Bruxelas de suprimir a mudança da hora de forma permanente. Cada país europeu deverá escolher se quer ficar com o horário de verão ou com o horário de inverno e devem acabar definitivamente as mudanças horárias bianuais. O estudo revela que os portugueses estão a favor desta medida: mais de 60% está a favor da supressão. Esta postura coincide com os resultados de uma consulta pública feita pela União Europeia, em que mais de 80% dos 4,6 milhões de cidadãos que participaram defendem esta eliminação.

Entre o horário de verão e o horário de inverno, os portugueses são bem claros: mais de 45% prefere manter a hora de verão para assim poderem desfrutar de mais horas de luz durante a tarde. O principal motivo é poder aproveitar mais a tarde e chegar a casa ainda com luz do dia e estar com a família ou companheira(o), ter tempo para hobbies e desligar do stress, hábitos que no outono são os eleitos como preferidos pelos portugueses.

No outono adapta
a tua casa
Com o início do outono, a casa volta a ser a protagonista e os portugueses dedicam-se a torná-la num espaço acolhedor. De acordo com o estudo quase metade dos portugueses prevê, durante o outono/inverno fazer algumas mudanças na sua casa. Estas renovações podem não só passar pela introdução de novos e pequenos apontamentos decorativos como a mudanças de maior dimensão. Os portugueses gostam do multi-estilo e de seguir as tendências, sendo que o estilo moderno e minimalista são os seus eleitos, seguidos do retro-vintage para decorar a sua casa nesta nova estação.

“A renovação do mobiliário e da decoração da casa é um fator essencial que contribui para o nosso bem-estar e nos faz sentir bem e relaxados em casa. Com mudanças de estilo de decoração e dos elementos de mobiliário conseguimos não só dar um ar fresco à nossa casa, mas também adaptá-la às diferentes etapas e divisões e evoluir com o espaço.”

No Natal, ganham os clássicos
Com a chegada do frio, os portugueses passam mais tempo em casa, e durante o Natal, este sentimento intensifica-se e a casa torna-se o centro e cenário de celebrações. Apesar de ser uma época com muitas compras associadas, reunir-se com a família e preparar a casa, decorando-a para um ambiente natalício, é o que os portugueses mais gostam nesta época. Apesar de ser cada vez mais habitual ver a figura do Pai Natal a trepar pelas varandas, o estudo revela que, ao nível de decoração natalícia, os portugueses continuam a apostar nos elementos mais clássicos como a árvore de natal e o presépio. A iluminação também é importante, sendo as velas e as lanternas usadas para criar diferentes ambientes nas diversas divisões.