Médicos pedem cuidado com a saúde do coração nas férias

Doença coronária pode ocorrer durante todo o ano

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai promover uma campanha de sensibilização para a prevenção da doença coronária “A saúde do coração não tira férias” que tem como objetivo alertar para a importância de manter um estilo de vida saudável no Verão.

“Mesmo em tempo de férias, é preciso manter os cuidados regulares com o coração, praticar exercício físico, evitar o álcool, não fumar e controlar a alimentação, optando por não consumir em excesso alimentos ricos em açúcar e gordura. As pessoas não devem abusar só porque estão de férias, colocando assim o coração em risco”, explica João Brum Silveira, presidente da APIC.

O cardiologista refere, ainda, que “As principais doenças coronárias, como o enfarte agudo do miocárdio, ocorrem durante todo o ano, e o verão não é uma exceção. Isso obriga-nos a manter o nosso alerta para a importância de um estilo de vida saudável, como forma de prevenção e proteção da saúde do coração, mas também queremos que as pessoas continuem a valorizar e reconhecer os sintomas a que devem estar atentas, como: a dor no peito, por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar, e ansiedade. Neste tipo de situação deve-se ligar imediatamente para o número de emergência médica – 112, e esperar pela ambulância que estará equipada com aparelhos que registam e monitorizam a atividade do coração e permitem diagnosticar a presença de um enfarte, por exemplo”.

A doença coronária caracteriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais doenças coronárias são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.