A Reflexologia é uma prática terapêutica complexa que exige um profundo conhecimento anatómico e sistémico do corpo humano.

É uma terapia complementar milenar, usada no Oriente onde é aplicada ainda nos dias de hoje.  Uma técnica curativa que se tornou conhecida no Ocidente através dos estudos do médico Dr. William Fitzgerald e da fisioterapeuta Eunice Inghan, que comprovaram os diversos benefícios oferecidos pela Reflexologia.

Suave, não invasiva e extremamente eficaz, é uma massagem que ajuda a melhorar a nossa saúde física e mental, pois visa o tratamento de um sintoma, com o objectivo de encontrar a causa do mesmo.

Em Reflexologia, não se administram medicamentos. A compreensão e atenção do terapeuta andam de mãos dadas com a responsabilidade da pessoa para alcançar o seu bem-estar.

Como funciona e quais os efeitos da Reflexologia ?

Como variedade de massagem, pode ser feita nos pés, nas mãos, nas costas ou no rosto. A cada ponto de massagem corresponde uma parte do corpo (um órgão) e a pressão nesses pontos estimula o funcionamento do órgão relativo, trabalhando assim, a conexão com os vários sistemas do corpo humano.

A Reflexologia colabora para a conquista e manutenção de uma saúde melhor : alivia dores,  promove a qualidade do sono, ativa a circulação sanguínea e linfática, estimula todos os sistemas do corpo (imunológico, digestivo, urinário, metabólico, hormonal…, oferece um relaxamento dos nervos e dos músculos, mantém o equilíbrio do corpo como um todo (homeostase). A título preventivo pode ser feita a cada mudança de estação do ano para o equilíbrio do nosso ser.

Como é uma sessão de Reflexologia?

Dura aproximadamente 1h30 na primeira vez que inclui uma anamnese, para definir a estratégia da sessão e uma hora para as sessões seguintes. A massagem é feita com a pessoa sentada ou deitada confortavelmente e podemos utilizar óleos vegetais e essenciais biológicos, de acordo com a necessidade terapêutica.

Luísa Ribas

Terapeuta Holística e Mestre Reiki