É importante esclarecer que o Reiki é uma terapia holística, cujo objectivo principal é equilibrar o nosso ser por completo. E o elemento fundamental para o sucesso desta terapia é a participação activa de quem a procura. 

Há um determinado momento na nossa vida que sentimos necessidade de buscar um caminho capaz de despertar a nossa consciência para o auto-conhecimento e a auto-cura e o Reiki pode dar início a esse caminho de conexão com a energia vital que nos rodeia.

Mas o que é o Reiki?

Reiki é uma palavra japonesa que significa Energia Vital Universal e pode ser dividida em duas partes: Rei, energia cósmica presente e disponível no Universo para todos os seres e Ki, energia vital, do planeta Terra.

O encontro dessas duas energias, ocorre após nos sintonizarmos ao método Reiki, através de um Mestre habilitado. A pessoa tornar-se Reikiana e esse processo acontece no Chakra Cardíaco. Por isso dizemos que Reiki é a energia do amor e da cura. Aí, pela imposição das mãos podemos transmitir esta energia, no âmbito das terapias complementares.

O Reiki foi desenvolvido por Mikao Usui, um japonês que em 1922 iniciou a Usui Shiki Reiki Ryoho Gakkai, escola de Reiki que existe até aos nossos dias. E a Sra. Hawayo Takata, americana descendente de japoneses, que recebeu o ensinamento de Professora de Reiki em 1938, foi quem trouxe o Reiki para o ocidente. Ensinou e trabalhou com o Reiki por 40 anos e formou 22 Mestres.

Mikao Usui escreveu os 5 Princípios de Reiki, com o objetivo de nos ensinar um caminho consciente para equilibrar as nossas vidas,  propondo um eterno “hoje”: Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente e sou bonsoso com todos os seres vivos.

Já numa primeira sessão de terapia de Reiki é possível constatar os benefícios desta técnica, porque recebendo a energia vital e seguindo estes conselhos restauramos a nossa força de viver e colocamos a nossa vida em harmonia e movimento. Ficamos predispostos à mudança interior que nos conduz ao equilíbrio do nosso ser humano como um todo: físico, mental, emocional e energético.

Luísa Ribas

Terapeuta Holística e Mestre Reiki