108 novos bombeiros reforçam corporações do Alto Minho

Decorreu, no último sábado, em Ponte de Lima, a cerimónia de encerramento da Escola Distrital de Bombeiros, que permitiu a entrada de 108 novos bombeiros nas corporações do Alto Minho. O presidente da Câmara de Viana do Castelo e da CIM Alto Minho, José Maria Costa, marcou presença.

O presidente da CIM Alto Minho destacou, mais uma vez, este ciclo de formação de bombeiros singular a nível nacional, que iniciou em janeiro deste ano. Esta foi a primeira escola do género no país e resultou de uma colaboração entre a Federação dos Bombeiros do Distrito e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). A iniciativa incluiu 100 recrutas do universo de 650 elementos das 12 corporações de bombeiros que compõem a Federação.

Os recrutas receberam 240 horas de formação base de bombeiro, da responsabilidade dos comandantes das 12 corporações da região, e mais dois cursos ministrados pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), para tripulante de ambulância e desencarceramento.

A Escola Distrital de Bombeiros Voluntários pretendeu agilizar a partilha das experiências técnicas e humanas dos bombeiros do distrito, assim como a aquisição de novos conhecimentos na área da proteção civil e de incêndios florestais.

 

Bombeiros contam com nova viatura de combate a incêndios

 

A associação Humanitária dos Bombeiros voluntários de Viana do Castelo acaba de receber uma nova viatura para o combate a incêndios florestais. A autarquia vianense aprovou, por unanimidade, a comparticipação no valor de 30 mil euros.

O veículo, que foi objeto de uma candidatura a fundos comunitários e no início do processo o executivo de Viana do Castelo já tinha assumido comparticipar a aquisição. “Aquando do processo de candidatura tínhamo-nos comprometido a apoiar na componente nacional, no valor de 30 mil euros e foi o que fizemos para compensar os 15% da aquisição”, referia José Maria Costa.

O autarca vianense manifestava a importância do veículo para a próxima época de incêndios. “Devo dizer que é um veículo muito importante para o nosso dispositivo municipal de combate a incêndios. É um veículo que tem algumas características mais recentes. Tem um sistema de auto proteção com algumas inovações e estou certo que vai prestar um bom serviço na próxima época de incêndios”.

A viatura que já está disponível no Quartel dos Bombeiros possui um sistema de cortina de água, que protege o veículo em combate.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.