Hoje, dia 12 de julho, a Escola Superior Agrária (ESA) de Ponte de Lima do Politécnico de Viana do Castelo recebe a 23.ª edição do concurso gastronómico. Este ano o tema é o “Galo de Barcelos”.

O evento deste ano tem como principais objetivos valorizar a qualidade e promover o Galo da Confraria como um produto tradicional, de elevada qualidade, e que preserva todas as características que tornaram o galo assado um ex-libris da gastronomia barcelense.

A edição deste ano conta com uma série de eventos eu vão abrilhantar ainda mais o vento como a inauguração de dois novos laboratórios, num investimento a rondar os 300 mil euros, e um desfile que pretende sensibilizar e alertar para as questões ambientais.
ESA inaugura dois novos laboratórios – investimento ronda os 300 mil euros
Em noite de festa a direção da Escola Superior Agrária do IPVC vai inaugurar dois novos laboratórios:
Adega experimental – é um espaço que vai permitir desenvolver investigação na área dos vinhos, espumantes, cerveja, cidra e outras bebidas fermentadas, nomeadamente Kombucha.
Tecnologias Pós-Colheita – laboratório equipado com câmaras de atmosfera controlada dinâmica e um túnel de congelação, que permite desenvolver investigação na área da fruticultura, sobre técnicas de conservação de frutos, permitindo aumentar o tempo de vida útil destes alimentos.
O investimento nestas duas unidades ronda os 300 mil euros.
Novo verde – Packaging Universities Award – desfile alerta para as questões ambientais
A noite será igualmente aproveitada para alertar para as questões ambientais com a iniciativa- Comunicar Ambiente através da Arte – que se enquadra no âmbito do projeto CAFE – Consciência Ambiental para o Fim da Embalagens, que resultou do concurso – Novo verde – Packaging Universities Award – no qual a ESA foi distinguida com o 1.º prémio (Região Norte). Assim a noite será abrilhantada com um desfile que contará com a participação de 20 modelos (alunas e professoras da Escola Superior Agrária), que irão vestir peças confecionadas pela artista plástica Maria Luísa Manso, com resíduos de embalagens e outros. Em simultâneo com o desfile, está prevista uma performance artística com a participação da artista Ana Maria Pintor.
O objetivo é sensibilizar para a necessidade de redução dos resíduos de embalagem.
Para além do concurso, que culminará com o jantar, haverá espaço para atuações musicais e muita diversão para além da respetiva entrega de prémios.
O serão continuará noite dentro com o convívio no Bar da Associação de Estudantes da ESA. O evento arranca às 20h e a primeira atuação está prevista para as 21h30.
Programa:
20h – Concurso Gastronómico “O Galo de Barcelos”
20h – Jantar
21h30 – Comunicar ambiente através da arte, Eco Escola ESA-IPVC  (prémio Packaging Universities Award – Novo Verde).
2 h – Entrega dos Prémios
22h30– Atuação da TUNESA
22h45 – Atuação da TESA
“Noite dentro” – Festa Convívio no BESA (Bar da Associação de Estudantes da ESA