8 de maio: Dia Internacional dos Museus

Na próxima quarta-feira, dia 18 de maio, os museus de todo o mundo vão festejar a universalidade das memórias passadas e reforçar a sua responsabilidade para com a sociedade onde estão inseridas através de várias atividades culturais. 

Os museus de Viana do Castelo juntam-se à comemoração e apresentam algumas propostas, entre as quais, no Museu de Artes Decorativas, às 11 horas, é inaugurada uma exposição de artesanato contemporâneo inspirado nas coleções do museu de autoria de artesãos do concelho de Viana do Castelo e curadoria de Isabel Teixeira e Judite Trigueros. Às 15 horas, o museu sai à rua e vai em visita guiada a edifícios de Viana do Castelo detentores de tetos de estuque decorativo. Destinada ao público em geral, trata-se de uma oportunidade rara de apreciar espécimes de elevado valor patrimonial desta arte decorativa existentes na cidade. Visita sujeita a marcação prévia (tel. 258809305) e limitada ao número de vagas existente (tel. 258 809 305). 

No Museu do Traje, às 10 horas, é inaugurada a Exposição “Traje à Vianesa – Produto Certificado” e das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h30, o público adulto pode participar numa atividade intitulada de “Venha Aprender a Bordar”, onde é possível aprender o bordado tradicional de Viana. Todos os anos, o ICOM – Conselho Internacional de Museus – sugere um tema que orienta os museus por todo o mundo na celebração do “Dia Internacional dos Museus”. 

Este ano sob o mote “O Poder dos Museus”, o dia é também um apelo aos profissionais dos museus de como podem realmente intervir na sociedade e contribuir para tornar o mundo um lugar melhor, quando se assumem proativos, participativos e pedagógicos, através da educação, da relação museu-escola e museu-comunidades, de projetos participativos e de cocriação. Nesse sentido, a conferência anual vai realizar-se entre 20 e 27 de agosto, em Praga, irá debater “como os museus podem tornar o mundo um lugar melhor”, onde irão ser refletidas as mudanças globais e de como os museus se vão adaptar.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.