No dia 13 Agosto, às 22h, o parque ecológico urbano de Viana do Castelo, vai ser palco de um desfile da estilista vianense Isabel Lima, colocando a moda em harmonia com a natureza.

A proposta de Resolução do Parlamento Europeu propõem que o Ano de 2022 seja designado o Ano Europeu das Cidades mais Verdes e tem como objetivo destacar o facto de Viana do Castelo possuir um parque com características especiais.

“Viana está na moda”, sob o mote Alma, perfume e luz, foram criadas mais de 50 peças inspiradas na pérola de Viana do Castelo, que é o Parque Ecológico Urbano, mergulhando na biodiversidade, interpretando as referências e características da natureza e na arte de bordar à mão, expressa nos trajes regionais.

Este evento reforça a cultura de valorização dos espaços verdes, aumentando o número de projetos nestas infraestruturas, partilhando boas práticas e criando uma dinâmica de aumento de consciência sobre os benefícios dos espaços verdes no meio Urbano, e benefícios ambientais ligados à saúde, educação e cultura.

A tradicional passadeira vermelha este ano será trocada por um tapete verde natural. Um cenário dedicado a atividades de educação ambiental, investigação científica e conservação da natureza, integrando um Centro de Monitorização e Interpretação do ambiente CMIA.

As peças elencadas, com ligação à natureza, envolvem múltiplos sentidos do bem-estar obedecendo a uma distinção entre o corpo e a alma do lugar, que correspondem a um trabalho original de articulação com a arte e técnica de bordar à mão e a inspiração na natureza.

A roupa que vai desfilar é reflexo de um novo olhar nos comportamentos e movimentos sociais em relação à natureza que levou a estilista Isabel Lima a criar moda responsável a nível social regenerando a moda através da natureza, em conexão com metodologias e processos, produção em pequena escala, e o uso de matérias primas naturais.

As criações modeladas pela designer Isabel Lima incorporam sofisticação, ética e estética e unem glamour. A leveza das peças, combina com a personalidade do desfile e com a temática “Alma, perfume e luz”, que simboliza amor verdadeiro pelas tradições e os seus labores, proteção e respeito pela natureza, valorizando o uso de lantejoulas e vidrilho para iluminar a coleção.

Este desfile tem o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.