“A Aldeia e a Infância”

Autor José Luís da Costa Sousa
O livro, cujo perfácio é do mesmo autor, conta as histórias e vivências de José Luís da Costa Sousa, que nasceu no lugar do Mosteiro, na freguesia de Refoios do Lima, concelho de Ponte de Lima.
As recordações da infância são trazidas ao livro, destacando as relações familiares e as situações vividas pelo autor enquanto criança.
A aldeia e a infância são lugar e tempo que a criança associa a felicidade. Eventuais ruídos e dificuldades têm como resultante paradoxal mais ação, mais sorrisos e mais ternura identitários.
A aldeia confronta a criança com quebra-cabeças, fazendo-se-lhe desafio e aventura. Olha a vila como utopia tangível, como lua, misteriosa, a desvendar e, se mais animosa, como sol que lhe ilumina o caminho. A aldeia profunda, acima de padre, professor e regedor, é construção de relações que, como processo, vai de nascimento a morte para produzir a cultura rural. esta, por sua vez, afirma-se como fator de socialização e pertença comunitárias.

Edição: Edições Vírgula (Chancela Sitio do livro), 1ª edição, março 2018; Paginação: Paula Martins; Capa: Patrícia Andrade; Publicação e comercialização: Sítio do livro.pt, em www.sitiodolivro.pt; 223 páginas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.