No próximo dia 15 de novembro, pelas 11h15, irá decorrer o Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico “A Terra Treme” ao qual o Agrupamento de Escolas de Melgaço, em maior proximidade com Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, aderiu com um universo de cerca de 700 participantes.

A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Durante um minuto os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Para esta ocasião são também recordados os procedimentos a adotar pelos cidadãos antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção, bem como os 7 passos essenciais para organizar a casa e preparar a família para estas ocorrências.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo lembra ainda que todos podem e devem participar no exercício, em qualquer local onde se encontrem, porque “TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL”.

O Comando Distrital estará ainda, conjuntamente com a Polícia de Segurança Pública de Viana do Castelo no Agrupamento de Escolas de Monserrate.