A Autoridade Nacional de Proteção Civil voltou a alertar para o elevado risco de incêndios florestais no dia de hije, 26 de março. As altas temperaturas e o vento forte são potenciadores de incêndios.

Em comunicado diz-se que o IPMA, prevê-se a partir de 25 de março, a ocorrência de acentuado aumento da intensidade do vento e a manutenção de valores de temperatura
acima do habitual para esta época do ano, que se traduzirá na baixa humidade relativa do ar; no aumento das rajadas de vento e da temperatura máxima.

“Este cenário meteorológico traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre hoje e quartafeira com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em todo o território continental, com níveis Elevado a Muito Elevado”, lê-se no comunicado enviado às Redações.

A ANPC recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de
perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de
prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras
Municipais e dos Corpos de Bombeiros.