O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou uma alteração orçamental para a abertura de um concurso público para garantir a limpeza das florestas. Na reunião de 26 de abril, foi aprovado, por unanimidade, a realização de um alteração orçamental no valor de 300 mil euros, que servirá para a limpeza de terrenos florestais, cujos proprietários não o façam até 31 de maio.

O vice-presidente da Câmara referia que “esta alteração orçamental vai permitir a abertura, no início do mês de maio, de um concurso público, no sentido de, quando terminar o prazo de intervenção dos privados, o município possa notificar e avançar com a limpeza coerciva, esperando vir a ser ressarcido dessas despesas”.

Vítor Lemos acrescentou que “ainda há muita área para limpar”. Esperando que os privados o façam até terminar o prazo; contudo, se tal não acontecer a Câmara Municipal vai contratar uma empresa para fazer e imputar os custos aos proprietários dos terrenos. “Ainda há muito trabalho a fazer”, informou Vítor Lemos. Adiantou também que os serviços florestais do Município estão a visitar as freguesias para se inteirar do que está a ser feito.