A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala hoje a abertura do ano escolar com um encontro com a comunidade educativa, após um investimento de três milhões de euros na reabilitação de 19 equipamentos educativos e na atribuição de apoios sociais e implementação de transportes escolares.

As intervenções na requalificação de equipamentos desportivos, que ascenderam a 1 milhão de euros, abrangeram jardins-de-infância, EB1 e EB 2,3 do concelho, tendo permitido a reabilitação e melhoria de logradouros, a ampliação e requalificação de coberturas, a requalificação de campos de jogos e espaços desportivos, bem como a promoção de requalificação de pinturas, caixilharias e melhorias de espaços educativos e arranjo de envolventes, nomeadamente no Jardim de Infância nº 1 da Abelheira.

Foram já adjudicadas as obras, a iniciar em breve, para requalificação e beneficiação de cozinhas e refeitórios na Escola EB 2,3 da Abelheira e EB, 2,3/S de Lanheses.

No presente ano letivo a Câmara Municipal vai também investir dois milhões de euros em apoios sociais, auxílios económicos, na promoção das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), nos transportes escolares e ainda na promoção de diversos projetos educativos. Os projetos educativos desportivos promovidos pelo Município abrangem a Patinagem no Pré-Escolar, o Atletismo nas Escolas, a Natação no 1º ciclo, a Náutica nas Escolas e ainda a Náutica para Todos.

Só o Plano de Transportes Escolares corresponde a um investimento superior a 1,262 milhões de euros, garantindo o apoio a 1.889 alunos do concelho vianense, a transportar diariamente no percurso casa-escola. Assim, do pré-escolar está previsto o transporte de 527 alunos, do 3º ciclo de 694 alunos, do ensino secundário 656 alunos, bem como 324 alunos dos diversos ciclos integrados nos circuitos especiais.

Já para a Ação Social Escolar – Auxílios Económicos a alunos carenciados do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar o apoio global ascende a 442 mil euros.

Os encargos previstos para o Município são de 12.000 euros para material didático e de 205.500 euros para a comparticipação das refeições, correspondendo ao apoio a 990 alunos. A implementação do serviço gratuito das Atividades de Animação e Apoio à Família vai abranger um universo de 710 alunos, representando para o Município um encargo anual de 211.684 euros.

Neste mandato, o Município de Viana do Castelo investiu cerca de 15 milhões de euros em melhorias nos equipamentos educativos, na reabilitação de escolas e na ampliação e requalificação de espaços desportivos.

Recorde-se, assim, que, entre outras empreitadas, foram investidos 5,3 milhões de euros na Requalificação e Ampliação da EB 2, 3 Frei Bartolomeu dos Mártires, 1,8 milhões de euros na Requalificação da EB 2,3 S de Barroselas, 1,5 milhões de euros na Requalificação da Escola EB 2,3 Monte da Ola, 700 mil euros na remoção de amianto das escolas EB 2,3 do concelho e ainda 1,3 milhões de euros na construção do Pavilhão do Atlântico.

O parque escolar do concelho é constituído por sete Agrupamentos de Escolas que integram 26 jardins de infância, 33 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, cinco escolas dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, quatro escolas do 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário e duas escolas de Ensino Secundário.