Antiga arena vai ser transformada em Praça Viana

A requalificação e refuncionalização da antiga arena de touros vão iniciar-se em 2021. A adjudicação á empresa Baltor foi aprovada na reunião de Câmara de 03 de dezembro, com um custo total de perto de 3,7 milhões de euros e um prazo de execução de 18 meses.

“Será um espaço para atividades desportivas. Como sabem tivemos um primeiro concurso que ficou deserto e houve necessidade de fazer uma reavaliação do próprio projeto e também o redimensionamento da estrutura do edifício e hoje fizemos a adjudicação do projeto Praça Viana”, dizia, no final da reunião de câmara de 03 de dezembro, o autarca vianense. José Maria Costa adiantava que “é uma obra de alguma complexidade”.

Após o visto do Tribunal de Conta, a obra arrancará em “fevereiro”, e ajudará também a “requalificar o Parque da Cidade” e a autarquia vai avançar com a requalificação do exterior da praça. “A nossa ideia é que todo aquele espaço seja não só de entretenimento, mas também de fruição desportiva”, acentuava José Maria Costa.

Em 2023 Viana do Castelo será Capital Europeia do Desporto, e o autarca vianense assegura que aquele edifício será uma mais-valia. “Este é mais um dos equipamentos que vai pontuar. Em breve teremos também a adjudicação da requalificação do pavilhão José Natário. E temos também um conjunto de beneficiamentos de equipamentos para que possamos ter um conjunto vasto de oferta”, salientava o autarca vianense.

A intenção da autarquia passa por transformar a antiga arena, com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, numa estrutura multifunções, que sirva o desporto e os jovens, apta para a prática de várias modalidades em simultâneo.
De acordo com a memória descritiva do projeto selecionado, este “foi elaborado tendo como base o edifício existente e mantendo as caraterísticas arquitetónicas do mesmo ao nível da fachada exterior e volumetria. A forma, a implantação, e a estrutura principal do edifício atual será mantida, mas a função será adaptada à sua vertente desportiva”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.