António Carvalho com a “verdadeira história” do Templo-Monumento

O vianense António Carvalho foi novamente desafiado para escrever sobre a história local. Na última sexta-feira, em pleno Templo-Monumento do Sagrado Coração de Jesus foi apresentada a obra que conta a “verdadeira história” de Santa Luzia, tornando-a “acessível a todos”. A edição é da União de Freguesias de Viana do Castelo.

O autor, António Carvalho, esteve ausente de Viana durante mais de uma década e no regresso fez “um aperfeiçoamento e atualização” para a obra ser impressa.

Apresentou-se como “um apaixonado pela história local” e deu nota que este é o décimo livro escrito. Adiantando que “já tenho mais pedidos”.

Cândido Morais foi convidado para apresentar a obra e explicou que “António Carvalho tem feito uma investigação intensa que permitirá preservar a história”.

O autarca vianense lembrou a publicação do National Geographic de 1929, que destacava Santa Luzia como “uma das três maravilhas do mundo”. “Esta é talvez a nossa melhor sala de visitas”, acrescentou.

Em representação do Comissariado de Santa Luzia, o padre Armando Dias expressava que “este é um santuário da vida, que o autor define muito bem”. Quanto à sugestão deixada pelo autor no final do livro de tornar o espaço com o título de Basílica, o sacerdote respondeu: “todos podemos formular esse pedido. Mas acho que já somos mais do que isso. Por ano, passam por aqui mais de um milhão de pessoas”.

O livro conta com diversas fotografias do acervo do autor e do Joca Fotógrafos, desde os primórdios até à atualidade.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.