“Arquitetura contemporânea e apontamentos de arquitetura modernista de Viana do Castelo”

Trata-se de um livro da autoria de José Pastor. Coube a responsabilidade da sua apresentação, no passado sábado, dia 23, na Biblioteca Municipal, ao professor José Escaleira, que de forma aberta e despretensiosa lhe definiu bem os contornos, afirmando a dado momento que “este livro representa para José Pastor o resultado de um olhar distanciado sobre a Viana que ele deixou de ver quotidianamente, durante quinze anos”
Segundo o apresentador, José Pastor, vindo de Guimarães, fixou-se em Viana em finais de 1970, cidade em relação à qual, confessa, sempre se sentiu fascinado.

Na Cooperativa Árvore tirou o Curso de Fotografia, tendo posteriormente estagiado na Escola de Artes y Imagen da Catalunha. Já depois de se ter licenciado em Ciências Pedagógicas lecionou, na área em que se tornou especialista. Abraçou a carreira profissional para, depois de algum tempo, partir para a Galiza. Ao fim de 15 anos regressou à Viana que sempre sentiu bela e acolhedora.

O livro evidencia os méritos de fotógrafo e de designer de José Pastor. Cada ângulo captado, em pormenor ou de forma abrangente, teve em conta luzes e sombras, alinhamentos e diversidades, afastamentos e proximidades. Tudo isto tem uma integração perfeita nas mais de 300 páginas que comporta a obra, com cores em combinação coerente, num jogo de escuros e brancos abertos.

A obra conta ainda com vários textos. Uns mais filosóficos e poéticos, como é o caso de José Escaleira ou mais históricos, críticos e técnicos, como acontece com os de Maurício Sousa, Rivas Gulias e Fernando Matos; complementando-se bem com uma singela homenagem a alguns arquitetos desaparecidos, que contribuíram para fazer de Viana uma cidade permanentemente desejada.

Nada admira por isso que José Escaleira lhe desse apresentação em contexto poético, que o autor expressasse satisfação plena por a ter produzido e José Maria Costa, presidente do Município lhe explorasse o encanto e falasse em novos projetos.
GFM

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.