Assembleia Diocesana da Pastoral da Saúde

Decorreu, no passado dia 06 de abril, a III Assembleia Diocesana da Pastoral da Saúde de Viana do Castelo sob o tema “Estive doente e foste visitar-me” (Mt 25). O Bispo Diocesano deu o mote para os trabalhos através da sua experiência pessoal de contacto com os serviços de saúde e das realidades lá vivenciadas.

Após apresentação da equipa diocesana da Pastoral da Saúde pelo diretor, Pe. Fábio Carvalho, deu-se início à primeira conferência com a presença do Pe. Nuno Ventura, sacerdote passionista, subordinada ao tema “Quem é o doente e quem é aquele que o visita? Uma perspetiva bíblica e pastoral”, que com o apoio do Livro de Tobias levou a assembleia à essência da visita ao doente: o amor.

A segunda conferência foi proferida pelo Pe. Jorge Vilaça, diretor do Departamento Diocesano da Pastoral da Saúde de Braga, sob o tema “Pastoral da Saúde como sinal eficaz de uma presença ‘boa e nova’? Sacramentos de cura, caminho para a Evangelização”.

Durante a tarde, teve lugar a Mesa Redonda sob o tema “Que desafios o mundo da saúde apresenta, hoje, à evangelização e à comunidade eclesial?”, moderada pela Enf. Rosa Olívia e que reuniu um conjunto de palestrantes que apresentaram diversas perspetivas sobre o tema e mostraram visões complementares. Do painel faziam parte o Pe. José António Pais, capelão dos Hospitais de Coimbra, Pastor Ismael Matoso, da Igreja Evangélica Batista de Viana do Castelo, Prof. Enf. Mara Rocha, diretora da Escola Superior de Saúde – IPVC, Tiago Eusébio, médico da equipa de Cuidados Paliativos da ULSAM.

Depois de um momento musical, o encontro foi encerrado pelo diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde.

A. e J. F.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.