A Associação de Filatelia e Colecionismo do Vale do Neiva assinalou ontem os 25 anos de existência, tendo lançado um postal e um carimbo alusivo ao aniversário. Na sua intervenção, o presidente da Câmara elogiou o trabalho da associação ao serviço do colecionismo, da filatelia e da cultura. “Nos últimos 25 anos, Viana do Castelo pôde receber/acolher exposições nacionais e internacionais, nomeadamente o Congresso da Federação Europeia de Filatelia e a Exposição Filatélica Luso-Brasileira – Lubrapex”, defendeu José Maria Costa.

O postal comemorativo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal, pelo representante da direção de Filatelia dos CTT, pelo representante da Federação Portuguesa de Filatelia e ainda pelo presidente da Associação de Filatelia e Colecionismo do Vale do Neiva.

Para assinalar a data esteve ainda presente nos Antigos Paços do Concelho uma exposição com as revistas e publicações editadas pela associação, carimbos comemorativos e medalhas e peças numismáticas.

A Associação de Filatelia e Colecionismo do Vale do Neiva tem como principal objetivo promover a Filatelia e o Colecionismo nas suas mais variadas vertentes e incentivar a troca de conhecimentos. Desde a sua fundação que a coletividade tem primado por promover a filatelia e o colecionismo através da organização de mostras, exposições, publicações filatélicas, colóquios, seminários e cursos.

Todas estas ações visam a divulgação, promoção e desenvolvimento da Filatelia a nível local, regional, nacional e internacional. Outra das apostas da associação tem sido ministrar uma formação filatélica mais adequada e aprofundada aos Associados e a todos os jovens interessados, com a colaboração de especialistas dos quadros da Federação Portuguesa de Filatelia.

A filatelia é considerada um dos expoentes mais significativos do intelecto dos diversos povos da terra, por toda a sua diversidade, pois não conhece fronteiras, idades ou sexos, passando mesmo a ocupar, no quotidiano de um colecionador, um lugar importante e de destaque como instrumento pedagógico.