????????????

O comediante Avelino Liquito, conhecido carinhosamente por “Parteira”, foi homenageado em palco, no dia 05 de agosto, no final da representação do Auto da Floripes, por todos comediantes.

Depois de mais de 50 anos ininterruptos no Auto da Floripes, o comediante, por razões de saúde, decidiu, dar o lugar aos mais novos. Substituído por Telmo Lima Costa, o 05 de agosto, foi um dia difícil e emotivo, mas, ao mesmo tempo, de sentimento de dever cumprido.

Avelino Liquito teve mais de 50 anos de dedicação à causa, e em comunicado fonte da Companhia diz que “fica-lhe o consolo e a dignidade do importante contributo prestado à comunidade e ao Auto da Floripes. Quando representou pela primeira vez o Auto da Floripes, dos atuais comediantes, apenas o Joaquim Frutuoso tinha nascido… Falamos de longevidade, mas também de renovação”.

Avelino Liquito era uma figura assídua no Largo das Neves, “festeiro, parte integrante dos compassos pascais durante vários anos e funcionário numa empresa local, poucos são os que não conhecem o “Parteira”. Em palco, tinha carisma. Era-lhe reconhecida a longevidade, o empenho e a garra, bem como, entre os seus pares, a grande paixão pelo Auto da Floripes”.

Com o seu inconfundível e farfalhudo bigode, não abdicava, para a representação, da  faixa cor-de-rosa.

Emocionado, no momento de homenagem, falou ao substituto sobre a responsabilidade e a honra de desempenhar o novo papel: “Não te enganes! O teu papel é muito importante!”