Batismo do NRP Sines com primeiro-ministro

A mulher do primeiro-ministro, Fernanda Tadeu, é a madrinha do mais recente navio construído nos estaleiros da West Sea. A cerimónia de batismo aconteceu na manhã de 20 de julho, com a presença de António Costa.

“Estamos a celebrar o esforço da Marinha para melhor cumprir a ação de patrulhamento”, dizia o primeiro-ministro. António Costa informou que nos próximos seis a oito anos serão construídos sete novos navios para a Marinha Portuguesa no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar (LPM). O primeiro-ministro falou que o investimento integra-se no compromisso assumido por Portugal junto da NATO de reforço do dispositivo das Forças Armadas até 2014. “Este navio incorpora tecnologias em grande parte desenvolvida em Portugal. Investir neste esforço significa a proteção e interesse nacional do ponto de vista da defesa e da dinamização da nossa economia”, sublinhava o governante. Anunciando que até 2024 será também construído um navio polivalente.

O NRP Sines, passou a integrar o efetivo dos navios da Marinha desde o dia 06 de julho, e é o terceiro navio da classe todos construídos em Portugal. O NRP Sines junta-se assim ao NRP Viana do Castelo e NRP Figueira da Foz. Cada um deles tem um custo de 60 milhões de euros.

O navio “não combatente” é comandado pela capitão-tenente Mónica Martins e tem uma guarnição de 44 elementos, destinando-se “prioritariamente a exercer a Autoridade do Estado no mar e a realizar Tarefas de Interesse Público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.