Batizado novo navio da Marinha

O Navio Patrulha Oceânico (NPO) Setúbal, o segundo de dois construídos nos estaleiros da WestSea, em Viana do Castelo, foi batizado na quarta-feira, apesar de já estar ao serviço da Marinha portuguesa desde dezembro.
A madrinha deste navio patrulha é Jessica Rachel Hallett, mulher do ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, e investigadora da Universidade Nova de Lisboa.  
Cada um dos NPO custou 60 milhões de euros e demorou cerca de dois anos a ser construído. O ministro admitiu, agora, que mais seis novas embarcações para a Marinha poderão vir a ser construídas na West Sea.
O NPO Setúbal “é o quarto da classe [do navio] Viana do Castelo, todos construídos em Portugal”, juntando-se assim ao Viana do Castelo, Figueira da Foz e Sines, atualmente no ativo. Estes navios vêm substituir as corvetas com mais de 40 anos”, conforme referiu, à Lusa, fonte da Marinha.
O navio é comandado por Rui Zambujo Madeira, mergulhador de especialização, com 42 anos, natural de Lisboa, ingressado na Marinha em 1994. Já realizou diversas missões nacionais e internacionais, tendo sido o último comandante do NRP Jacinto Cândido, navio que passou ao estado de desarmamento, em novembro último. 
Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.