Bibliotecas do Alto Minho em portal na internet

Os 300 mil documentos das bibliotecas públicas dos 10 concelhos do Alto Minho estão agora agregados no portal de pesquisa em <https://bibliotecas.altominho.pt>.

A iniciativa é da CIM Alto Minho que lançou este portal das coleções e fundos documentais de toda a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM). O projeto foi desenvolvido pela Keep Solutions (spin-off tecnológica da Universidade do Minho).

A plataforma lista o acervo das bibliotecas municipais de todos os concelhos do do Alto Minho, incluindo a de Viana do Castelo (foto). Estão ainda agregadas bibliotecas escolares e associativas. Os fundos documentais das bibliotecas municipais de Valença e de Melgaço, por procedimentos técnicos ainda em curso, irão integrar esta plataforma até ao final deste ano.

Esta ferramenta digital permite juntar conteúdos de diferentes fontes e facilitar a pesquisa do utilizador num “motor de busca” central, surgindo depois o resultado da pesquisa de forma detalhada, no contexto original e com vários filtros, como data, autor, biblioteca recetora ou tipo de documento (braille, ebook, livro, manual escolar, manuscrito, material gráfico, multimédia, periódico, slide…).

O autores mais referenciados no acervo são Ana Maria Magalhães, Walt Disney e António Torrado. O espólio geral inclui obras como “Antologia de poetas do Alto Minho”, de Laureano Santos, “A casa grande de Romarigães”, de Aquilino Ribeiro e sobre Paredes de Coura, “Pedro Homem de Mello escreveu, Amália Rodrigues cantou”, de Matias de Barros, além de esboços do escultor José Rodrigues e vídeos de Modesto Miranda sobre a Vaca das Cordas, o rio Lima, o folclore e romarias como Sra. da Peneda.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.