Bloco de Esquerda defende Serviço Nacional de Saúde

O candidato do Bloco de Esquerda pelo círculo de Viana do Castelo reuniu com a Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para manifestar a “importância” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o partido.

Luís Louro afirma que é fundamental  apostar na Saúde Pública para um SNS do século XXI. A Saúde Pública é a resposta da sociedade à necessidade da salvaguarda da saúde e bem-estar dos indivíduos e das comunidades.

Em comunicado anunciam, que entre diversos outros assuntos abordados, o Bloco de Esquerda referiu a importância de assegurar a devida contratação de todos os profissionais necessários ao funcionamento do hospital, eliminando a precarização ou o recurso a empresas prestadoras de serviços e deparou-se com a dificuldade que a administração do hospital tem em contratar novos médicos especialistas, as vagas abrem mas não há concorrentes. Uma das razões apontadas pelo candidato do Bloco é a introdução de portagens na A28 e ajustar os horários dos comboios às necessidades do dos habitantes do Alto Minho. 

Outro assunto abordado na reunião foi a falta de condições das urgências, no bloco de obstetrícia e a falte de obras de manutenção de todo edifício do Hospital. É necessário um reforço do orçamento do SNS e criação de um plano plurianual de investimentos associado a uma carta nacional de equipamentos de saúde, com dotação própria, para combater a obsolescência tecnológica e possibilitar a renovação e aquisição de novos equipamentos, com especial atenção em meios complementares de diagnóstico e construção e renovação de infraestruturas, aumentando assim a capacidade de resposta do SNS. 

Refira-se que, na legislatura que agora termina, foi aprovada a nova Lei de Bases da Saúde, uma legislação fundamental para assegurar a independência e a qualidade do serviço público de saúde. Também por iniciativa do Bloco foi aprovada a isenção de taxas moderadoras em todos os atos prescritos pelo médico de família, uma medida essencial para garantir mais e melhores cuidados de saúde a todas as pessoas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.