Bloco de Esquerda considera que deve ser permitida, de forma exclusiva, “a atividade da Pesca Local ao fim de semana”.

Em comunicado, aquela força partidária explica que a “Pesca Local está fortemente condicionada por condições meteorológicas ao invés de tipos de pesca de maior escala que podem operar em condições meteorológicas adversas por existirem nas suas frotas embarcações de maior dimensão, com mais autonomia e tecnologia mais sofisticada”.

 

Adiantando que “em semanas cujas condições meteorológicas são maioritariamente desfavoráveis para a operação de embarcações da pesca local, pode dar-se a situação de apenas durante os dias de fim de semana estarem reunidas as condições de segurança para a Pesca Local poder operar”.

 

“Devido à suspensão da pesca determinada pelo Governo, os profissionais da Pesca Local veem-se impossibilitados de exercer a sua atividade em dias cujas condições meteorológicas permitem operar as suas embarcações em segurança. Esta situação acontece quando se dá a evolução positiva – ainda que muito limitada – do preço do pescado capturado pela Pesca Local”, explicam.

 

Neste sentido, apelam à alteração da Portaria n.º 88-B/2020 “de forma a permitir a atividade da Pesca Local ao fim de semana”.