Os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo assinalaram o aniversário e viram ser-lhes oferecidas duas novas viaturas, um carro bomba e um carro de apoio, ofertas da autarquia e da EDP. A programação prolongou-se ao longo de dois dias.

Na sexta-feira à noite, o Salão Nobre do quartel da corporação de soldados da paz acolheu um concerto solidário de música, com os The Hurt Fingers. No sábado, as celebrações incluíram, como é habitual, o hastear de bandeiras e a romagem ao cemitério.

O edil José Maria Costa esteve presente na exposição e visita às viaturas dos Bombeiros Voluntários, que aconteceu junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo. Participou na bênção de duas viaturas da corporação de voluntários. Uma das viaturas foi adquirida, com o apoio da Câmara Municipal, no âmbito de uma candidatura ao PO-SEUR.

O aniversário foi ainda momento para investir na formação, com a corporação vianense a receber formação sobre o Parto em Ambulância, numa parceria com os 50 anos da Maternidade de Viana do Castelo e a Escola de Infantes da associação.

Ao fim da manhã, as viaturas dos soldados da paz fizeram-se ouvir pela cidade, com um desfile de toda a frota de veículos pelo centro histórico.

A fechar as comemorações, foi colocada uma coroa de flores no túmulo de Frei Bartolomeu dos Mártires, seguida de uma celebração eucarística na Igreja de S. Domingos, tendo a festa terminado com um jantar comemorativo.

 

Fotos – Noé Bastos