Capitania e Polícia Marítima com novo comandante

José Sameiro Matias, capitão-de-fragata da Marinha, foi nomeado para o comando da Capitania e da Polícia Marítima de Viana do Castelo. Funções que irá exercer, em princípio, durante os próximos três anos. Substituiu, nestas funções, Raúl Pato Risso que, há quatro anos, ocupava estas funções e que, na hora da despedida, recebeu um louvor público pela forma como exerceu as suas funções.

A tomada de posse ocorreu esta segunda-feira, no largo em frente à Capitania de Viana do Castelo, com a presença de elementos da capitania e representantes de instituições locais, incluindo os presidentes dos municípios vianense e de Esposende, a área de jurisdição desta capitania.

A iniciativa contou, ainda, com a presença do diretor geral da Autoridade Marítima, vice-almirante Sousa Pereira, que destacou o modo como Pato Risso exerceu as suas funções, motivo pelo qual lhe foi atribuído, até, um louvor pelas suas competências, bem como qualidades humanas e militares. Falou dos novos desafios com a nova lei da descentralização e da colaboração com as autarquias, com a transferência de competências para estas nas praias, considerando que isso irá “fortalecer as ligações com o poder local”.

Na hora da despedida, o comandante Pato Risso considerou que não poderia ser melhor. Em declarações à Imprensa, apontou “vários projetos concluídos com as duas câmaras municipais em áreas transversais à segurança, desde o salvamento marítimo aos exercícios, até às praias, acho que se conseguiu progredir bastante, solidificar o relacionamento institucional e dignificar a imagem da autoridade marítima”.
E acrescentou: “Foi isso que me propus e, penso, foi o que aconteceu. Não sou a pessoa mais indicada para o dizer, mas estou de consciência tranquila que fiz tudo para que Viana do Castelo e Esposende estivessem sempre na liderança do que é lidar com banhistas e com aqueles que nos visitam, sempre em prol da segurança”.

Reconhece, porém, ainda “há muito trabalho” a desenvolver e aproveitou para deixar “uma palavra muito sincera de felicidades ao novo comandante Sameiro Matias que tem uma tarefa que exige muito rigor e atenção. O perigo está logo ali ao virar da esquina e temos de estar sempre preparados para mitigar esse tipo de situações”.

 

Deixou ainda uma palavra de agradecimento à imprensa local, pelo relacionamento leal e transparente que se registou. “Isso só dignifica o vosso trabalho e diz-me muito a mim, aqui trabalham profissionais de mão cheia e Viana do Castelo tem muita sorte em vos ter”.

O novo comandante, Sameiro Matias, desempenhou idênticas funções em Vila Real de Santo António e Tavira e tinha sido ainda o chefe do Centro de Recrutamento da Armada. Agora, após a tomada de posse, considerou que “é uma etapa importante em que tenho a perfeita noção das funções e competências que me estão associadas. Estou bastante ciente delas”. “Com a equipa que vai trabalhar comigo”, mostrou a convicção de que “vamos fazer o melhor possível para que as atividades e usos que decorrem do domínio público ou no espaço marítimo decorram dentro da normalidade.”

No que respeita à descentralização de competências para as autarquias nesta área, reconheceu que deverá ser um fator desafiante e de reforço do relacionamento com o poder local e as populações. “O diretor geral falou disso e eu concordo. É uma oportunidade de estreitarmos, numa área tão importante, que tem a ver com a época balnear, com um vasto conjunto de pessoas que aflui à praia e dela puderem usufruir em segurança, entre outras coisas. Podem contar comigo e com a Autoridade Marítima Local”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.