CDS quer que Governo indemnize embarcações afetadas

Os deputados do CDS-PP, Ilda Araújo Novo e Filipe Anacoreta Correia, querem que a Assembleia da República recomende ao Governo que assegure que todas as embarcações licenciadas e que operam na zona do WindFloat Atlantic sejam “equitativamente” indemnizadas, em função da área de interdição provocada pelo referido projeto.

Ao longo dos últimos dois anos, o CDS-PP tem vindo “sistematicamente” a questionar a tutela, por escrito e em audições na Assembleia da República, sobre a instalação do parque eólico offshore flutuante – WindFloat Atlantic (WFA) – que o consórcio liderado pela EDP está a instalar ao largo de Viana do Castelo.

Inicialmente com arranque de produção previsto para 2019, o parque eólico offshore terá capacidade para produzir eletricidade suficiente para fornecer 60 mil pessoas, ou seja, uma capacidade instalada de 25 megawatts dividida por três aerogeradores com uma capacidade de 8,4 MW.

No entanto, na sequência de visitas ao local e reuniões com as associações de pescadores locais, o CDS-PP sublinha que tem vindo a chamar a atenção do Governo para o facto de cerca de 50% da área prevista para o projeto estar ocupada com artes de pesca licenciadas pela Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Segundo refere em nota que nos remeteu, as associações afetadas [Viana Pesca-OP – Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo, Associação de Armadores de Pesca do Norte, Apropesca – Organização de Produtores de Pesca Artesanal e Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar], em contacto com o secretário de Estado das Pescas, terão informado da necessidade de afastamento para oeste, ainda que no mesmo enfiamento, do início de implantação do parque. Dessa forma o setor não seria prejudicado com a amputação da área de pesca onde se encontram essas artes.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.