Cerimónias religiosas no Dia de Todos os Santos

Foram canceladas devido à pandemia e face às medidas impostas pelo Governo e pela Direção Geral de Saúde, apesar de a autarquia ter decidido manter o cemitério aberto, com um conjunto de regras, para evitar os habituais ajuntamentos de pessoas no cemitério.
Este ano não se realizaram as habituais cerimónias no cemitério, que sempre são presididas pelo pároco Monsenhor Vilar, tendo-se realizado às 16 horas, uma Eucaristia na igreja paroquial.

Deve ser salientado que as sepulturas, como habitualmente, foram ornamentadas com belas flores e arranjos florais, em homenagem aos ente-queridos ali sepultados, numa manifestação do prolongamento do amor que em vida os uniu e que agora os continua a unir na perspetiva do reencontro definitivo na eternidade.

De referir que, em dia de “Todos os Santos”, por ser feriado, a Igreja antecipa as celebrações próprias do Dia de Finados, este consagrado a todos quantos já partiram para a Eternidade, e realizam-se naquele dia as visitas ao cemitério. Este ano não se verificaram aglomerados de pessoas, tendo sido cumpridas escrupulosamente as recomendações de visitas espaçadas, rápidas e sem ajuntamentos, o que é digno de louvor a todos os que assim procederam, contribuindo para não agravar a propagação do vírus.

51 ANOS AO SERVIÇO DA PARÓQUIA
Em 2019, a comunidade paroquial de Santa Cristina da Meadela, esteve em festa para celebrar as Bodas de Ouro Paroquiais do nosso pároco, Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar.

Hoje importa, mais uma vez, recordar e celebrar esse já longínquo ano de 1969 a 12 de outubro, dia em que, em júbilo e em festa, a paróquia da Meadela recebia como seu novo pároco, o jovem padre Manuel José da Costa Azevedo Vilar, ordenado sacerdote há apenas dois anos.

Uma nova era iniciou-se a partir daí, no relacionamento entre a paróquia na pessoa do seu pároco e as Instituições da Meadela, nomeadamente com a Comissão de Festas de Santa Cristina, que perdura até aos dias de hoje.

Da sua ação como pastor da comunidade de Santa Cristina da Meadela, como homem e pároco, empreendedor de estruturas paroquias e sociais e a sua preocupação pelos mais desfavorecidos e debilitados, já o temos referido várias vezes e cuja história recente desta paróquia e freguesia falará, outrora iminentemente rural e hoje urbana.

Em homenagem a uma vida de doação do Monsenhor Vilar, o Município de Viana do Castelo, por ocasião da elevação de Viana a cidade, a 20 de janeiro de 2020, concedeu-lhe o título de Cidadão de Honra da Cidade.

Na passagem de mais um aniversário como pároco de Santa Cristina da Meadela, rogamos a Deus muita saúde e forças para o nosso pároco Monsenhor Vilar, certos de que estamos a interpretar o sentimento do povo da Meadela, que muito a estima e ama em Cristo.

NOVA CARTA PASTORAL
Jovem. Levanta-te e vamos! (em situação de pandemia)
No âmbito da Formação Paroquial, o Diácono Paulo Alves, apresentou no passado dia 19 de outubro, às 21h15, no Salão de Festas do Centro Paroquial da Meadela, a nova Carta Pastoral, do nosso saudoso Bispo D. Anacleto Oliveira, para o triénio 2020/2023.

O Diácono Paulo Alves, deu-nos uma panorâmica da Nova Carta Pastoral de D. Anacleto, que como todas as anteriores se destina à reflexão de todos os Diocesanos, mas que tem como epicentro os jovens a caminho das jornadas mundiais da juventude, que terão lugar em Lisboa, no ano de 2023.

O conferencista repassou sucintamente cada um dos quatro capítulos da Carta, retirando de cada um os pontos centrais, começando por se deter no primeiro capítulo, em que no seu ponto (04) sobre o título “Na Igreja que te acolhe”, D. Anacleto transcreve um poema de autor desconhecido, em que somos motivados a desafiar cada jovem a caminhar connosco e dizer-lhe: “vem e vamos ao encontro de Cristo nós irmãos; Levanta-te e vamos!”

No segundo capítulo “Levanta-te Deus Ama-te” é realçado o amor de Deus por cada um; Deus ama-te com um amor, um amor que não esmaga, que não marginaliza, que não violenta a tua liberdade; Deus ama-te como ama Maria de Nazaré.

No terceiro capítulo, “E Vamos” começa com a referência: “Maria levantou-se e foi apressadamente”, neste capítulo realçou Maria como evangelizadora e acentuando que os jovens enamorados por Cristo, são chamados a dar testemunho do Evangelho em toda a parte. Ligados à sua comunidade, os jovens são chamados a dar o seu contributo para o rejuvenescimento da Igreja.

O quarto capítulo (Em situação de pandemia) que é dividido em três subcapítulos: “JOVEM. LEVANTA-TE E VAMOS”, o Diácono Paulo Alves realçou as palavras de D. Anacleto, sobre as consequências da pandemia para este ano pastoral e as duas grandes lições a tirar: o amor à vida e as fragilidades da mesma, em que se realça como consequências da pandemia igualmente a clivagem na vivência litúrgica, a onda de solidariedade e voluntariado.

Nota: O Diácono Paulo Alves, foi ordenado padre no passado dia 08 de novembro de 2020, na igreja paroquial da Correlhã, Ponte de Lima.

AGRUPAMENTO DE ESCUTAS
A um ano de distância das Bodas de Ouro da sua fundação e num tempo em que devido à pandemia de covid-19, as celebrações foram obrigatoriamente limitadas, o Agrupamento 348 do Corpo Nacional de Escutas da Meadela comemorou 49 anos da sua fundação e deu início no passado dia 12 de outubro às comemorações dos 50 anos de Escutismo na Freguesia da Meadela, com o descerramento simbólico na sua sede de um “Placard Comemorativo”, descerrado ao toque dos clarins da Fanfarra do Agrupamento.

Tendo desde a sua fundação como Assistente Espiritual e cofundador o pároco da Meadela, Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar e o chefe e grande entusiasta Manuel Pires Rodrigues do Rego, que chefiou o Agrupamento até há alguns anos, tendo atualmente como chefe, Rui Mesquita Rodrigues de Matos.

Tratando-se de Escutismo Cristão, tem como lema “Sempre Alerta para Servir”, andando ao rumo do “Homem Novo”, procurando sempre cumprir o que foi pedido pelo seu fundador Baden Powell, “… deixai o Mundo um pouco melhor do que o encontrardes”.

Ao Agrupamento de Escutas da Meadela, damos os nossos parabéns e desejamos, que no próximo ano possam festejar sem limitações tão importante data para o Agrupamento e para a Meadela, pela importância da ação particularmente junto das camadas mais jovens, contribuindo para a sua formação integral.

FALECERAM NA MEADELA
Julho
Dia 26 – Carlos Alberto Trigueiros Parente, de 70 anos de idade, residente em Marselha, França.
Setembro
Dia 26 – Olívia de Oliveira Gonçalves, de 82 anos de idade, residente na rua da Via-Sacra, Meadela.
Outubro
Dia 03 – Tiago João Bonito, de 85 anos de idade, residente no Beco do Depósito, Meadela.
Dia 04 – Maria José Pires, de 94 anos de idade, residente na rua da Giesteira, Meadela.
Dia 08 – José Pedro Marques de Almeida Alho, de 54 anos de idade, residente na rua Manuel Marques de Sá Júnior, Rio Tinto, Gondomar.
Dia 11 – Raimundo Coelho Enes do Rego, de 91 anos de idade, residente na rua Frei Luís de Sousa. Meadela.
Às famílias enlutadas endereçamos as nossas sentidas condolências.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.