Citânia de Santa Luzia alvo de empreitada de conservação

No próximo mês de janeiro, terá início a empreitada de conservação da Citânia de Santa Luzia, num investimento de 100 mil euros que será suportado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, conforme anunciou esta autarquia.

A intervenção na Cidade Velha de Santa Luzia vai prolongar-se durante 180 dias e os trabalhos vão incidir na estabilização e restauro das alvenarias dos diferentes sistemas estruturais que constituem a Cidade Velha de Santa Luzia, exemplar dos povoados fortificados existentes no Noroeste Peninsular, tanto pela sua dimensão, como pelo planeamento urbanístico, tipologia construtiva e caráter defensivo.

A intervenção será custeada pelo Município, conforme estabelecido no protocolo de colaboração celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e a Câmara Municipal, na sequência do estudo de impacto ambiental de consolidação do parque empresarial de Lanheses.

Considerando-se ser necessário implementar medidas compensatórias referentes à salvaguarda do património existente no concelho de Viana do Castelo, a Câmara Municipal optou por alocar o investimento no projeto de conservação das ruínas arqueológicas da Cidade Velha de Santa Luzia. Além das ruínas, a Citânia dispõe ainda de um edifício de entrada, desenhado pela arquiteta Paula Santos, para apoio dos visitantes.

Foto: DRCN

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.