Integrada na homenagem a João da Rocha que a Câmara Municipal de Viana do Castelo está a promover ao longo do presente ano, realiza-se sábado, 19 de junho o Colóquio do Centenário da Morte do escritor, na Biblioteca Municipal.

O colóquio, que inclui intervenções de investigadores e estudiosos de diversas áreas, inclui um primeiro painel dedicado à História, Obra e Pensamento, um segundo painel sobre Espiritualidade e Literatura e um terceiro painel sobre Intervenção Cívica e Destino. A programação encerra com a apresentação do livro “A Sabedoria da Paciência: antologia do centenário de João da Rocha (1868 – 1921)”, de Manuel Curado, numa edição municipal. O programa visa, pois, disponibilizar as obras do escritor, extremamente raras e de difícil acesso, através da edição de uma antologia dos seus textos ensaísticos, narrativos e poéticos.

O evento é organizado por António José Barroso, do Agrupamento de Escolas de Abelheira de Viana do Castelo, Manuel Curado, do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, e Rui A. Faria Viana, da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. Para assistir ao colóquio, é necessária inscrição através do e-mail biblioteca@cm-viana-castelo.pt.

Para 30 de dezembro, está agendada uma sessão pública de lançamento do tomo 55 dos Cadernos Vianenses, reunindo as comunicações apresentadas pelos conferencistas no Colóquio do Centenário.

João da Rocha nasceu a 17 de abril de 1868, em Viana do Castelo, falecendo a 1 de fevereiro de 1921, em Lisboa. Notabilizou-se de muitos modos e, como contista, contribuiu decisivamente para o género fantástico na literatura portuguesa.

 

PROGRAMA

MANHÃ: 10.00 h – 11.00 h  Sessão de abertura . Rui A. Faria Viana  (Diretor da Biblioteca Municipal) , Álvaro Rocha Vasconcelos   e José Maria Costa (Presidente da Câmara Municipal). 11.00 h – 11.15 h: Intervalo (café). 11.15 h – 12.45 h  1.º Painel: História, Obra e Pensamento. Moderador: António Jácomo . João Paulo Oliveira e Costa (FCSH da Universidade Nova de Lisboa), “João da Rocha como Historiador das Descobertas”; António José Barroso (AEA de Viana do Castelo) , “Quatro publicações periódicas dirigidas por João da Rocha”;  Manuel Curado (ILCH da Universidade do Minho), “João da Rocha como Filósofo: Limites do Positivismo e Cosmologia Metafísica”. 12.45 h – 13.00 h:Debate. 13.00 h – 15.00 h  Intervalo (almoço)

 

TARDE: 15h – 16h30 2.º Painel: Espiritualidade e Literatura. Moderador: António Pimenta de Castro. Cláudia Costa (Doutoranda ILCH da Universidade do Minho). “Abraços Invisíveis: A Ciência do Espírito em João da Rocha e no Visconde de Figanière”; Porfírio Pereira da Silva (Biblioteca Municipal de Viana do Castelo) “Biblioteca e Obra de João da Rocha (1868-1921)”; José Carlos Seabra Pereira (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), “João da Rocha e «a sede do que nos foge»”. 16.30 h – 16.45 h Debate.16.45 h – 17.00 h Intervalo (café). 17.00 h – 18.00 h  3.º Painel: Intervenção Cívica e Destino. Moderador: Doutora Custódia Martins.  Artur Anselmo (FCSH da Universidade Nova de Lisboa e Presidente da Academia de Ciências de Lisboa), “João da Rocha ou a discreta aliança entre Cultura e Civismo”;  Joaquim Domingues (AE Sá de Miranda, Braga), “O destino de João da Rocha”. 18.00 h – 18h15 Debate. 18.15 h   Apresentação do livro “A Sabedoria da Paciência: antologia do  centenário de João da Rocha (1868 – 1921)”, de Manuel Curado, por  Cláudia Costa (ILCH/ Uminho) e por  José Eduardo Franco (Univ. Aberta). 18.45 h- Encerramento.