Concelho de Viana com sete escolas abertas

São sete as escolas do concelho de Viana do Castelo, uma por cada agrupamento, que continuam abertas, mesmo após o Governo decretar o encerramento desde o início desta semana. Uma medida que será reavaliada a 09 de abril.

Uma medida que se destina, exclusivamente, a garantir as refeições dos alunos mais carenciados e acolher os filhos de pessoal hospitalar, de segurança, pessoal de emergência e outros serviços essenciais.

Assim, mantém-se abertas a EB da Abelheira, EBS de Lanheses, EBS de Barroselas, ES de Monserrate, EB Frei Bartolomeu dos Mártires, EB de Castelo do Neiva e EBS Pintor José de Brito (Santa Marta de Portuzelo).

As Escolas de Referência estão também abertas para fornecimento de refeições para os alunos com escalões A e B e podem ainda fornecer, em regime de take away, refeições a IPSS’s, sendo que a escola de referência do Agrupamento do Monte da Ola, para estes casos, é a Escola EB2.3 Carteado Mena (Darque).

Também foram encerradas discotecas e implementados limites de lotação em restaurantes, centros comerciais e serviços públicos. Também foi proibido o desembarque de passageiros dos navios de cruzeiro, à exceção dos residentes em Portugal.

NOVE POSTOS DE FRONTEIRA ABERTOS
A fronteira entre Portugal e Espanha está fechada a turismo e lazer até dia 15 de abril. No Minho, a única fronteira aberta é a de Valença do Minho/Tui.

Só estão autorizados a atravessar os cidadãos que trabalham do outro lado fronteiriço, que transportam mercadorias, ou se estiverem a regressar a casa.

O tráfego aéreo entre os dois países também foi suspenso, bem como a ligação ferroviária e as duas ligações fluviais existentes – uma no Minho (Caminha/A Guarda) e outra no Algarve. Pelo menos, até 15 de abril, logo a seguir à Páscoa.

SUSPENSÕES
O Município de Viana do Castelo informou que está suspensa a feira de legumes, que se realiza às terças e sextas-feiras no exterior do Mercado Municipal de Viana do Castelo.
Também já tinha sido suspensa a feira semanal de sexta-feira, no Campo D’ Agonia, assim como todas as feiras equivalentes.

Já esta semana, foi ainda suspenso o funcionamento dos bares concessionados no Jardim Público, Praia Norte, Pavilhões Desportivos e Interface de Transportes.

Mantêm-se em funcionamento, mas apenas por atendimento telefónico, email ou pelos meios digitais, os serviços municipais.

Estão igualmente em funcionamento as escolas de referência nos sete agrupamentos escolares, garantindo desta forma o apoio aos filhos das entidades e serviços prioritários, bem como aos alunos com fragilidades económicas que estão integrados no Escalão A.
O Município de Viana do Castelo recomenda aos munícipes o acatamento das recomendações da Direção Geral de Saúde, nomeadamente as de recato social e de higiene, insistindo na necessidade de os vianenses ficarem em casa.

Também, em coordenação com os Serviços Municipalizados (SMSBVC) anunciou, ontem, a utilização de um produto específico para limpeza do Interface de Transportes, Mercado Municipal, edifício dos Sapadores/Proteção Civil e também aos autocarros elétricos que fazem circulação entre o Centro Histórico da Cidade e o Hospital da cidade.

Os SMSBVC iniciam também ontem a lavagem/desinfeção dos viadutos pedonais da cidade, praças e espaços centrais urbanos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.