Confraternização de antigos estudantes do liceu

Conforme já tem acontecido em anos anteriores, realizou-se no passado dia 01 de junho, primeiro sábado deste mês, um almoço de confraternização no Hotel Axis Viana, em que compareceram antigos alunos do liceu Gonçalo Velho, do Nacional e dois antigos alunos e atuais professores da Escola Secundária de Santa Maria Maior (que continuamos a chamar liceu por ser o seu nome anterior).

Dois jovens alunos do atual “liceu” proporcionaram a todos os convivas uma brilhante interpretação musical de alguns números de harpa, tocada por Ana Rita Beiral, e de violino, tocado por Ivo Mesquita, que muito agradaram a todos.

A propósito do nome “liceu”, foi recordado a sua origem na Grécia Antiga, e que já no século IV a.C. designava a escola filosófica fundada por Aristóteles. O ensino liceal foi criado em Portugal em 1836 por Passos Manuel e só na sequência do 25 de Abril de 1974, os liceus passaram obrigatoriamente a ter a designação de escolas secundárias, embora o termo continue a designar os estabelecimentos de ensino secundário noutros países. Em Portugal, porém, na linguagem corrente, o termo continua a ser usado nas escolas secundárias que tiveram a sua origem nos antigos liceus.

O convívio foi excelente. Lembraram-se tempos da juventude, praxes suaves da entrada de novos alunos, comemorações do 1º de Dezembro, sarau teatral e musical no Teatro Sá de Miranda, os nomes de alguns professores e funcionários que ficaram na memória de vários convivas, assim como de colegas que infelizmente já não estão entre nós e de outros que estão impossibilitados de comparecer por motivos de saúde. Formularam-se votos para que o espírito académico dos que frequentaram o liceu permaneça sempre vivo e que no próximo ano possamos repetir este feliz encontro.

T. C.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.