José Maria Costa recebeu o Presidente do Governo Regional da Ilha do Príncipe, a segunda maior ilha do arquipélago de São Tomé e Príncipe. Na receção a José Cardoso Cassandra foram abordadas as oportunidades de cooperação, nomeadamente na área cultural, uma vez que existem muitas afinidades entre Viana do Castelo e a ilha, onde também se realiza o Auto de Floripes. Foi, assim, também avaliada a cooperação cultural de promoção e valorização do Auto de Floripes.

Na visita, efetuada no âmbito de um périplo que o Presidente daquela ilha está a efetuar em Portugal, foram analisados outros aspetos de cooperação, nomeadamente na educação e formação, ambiente e turismo.

De origem vulcânica, a ilha do Príncipe é muito acidentada, atingindo 948 metros no Pico do Príncipe, localizado no sul da ilha, e que faz parte do Parque Natural Ôbo. No interior da ilha cresce uma floresta tropical densa e muitas espécies raras de animais, em especial aves.

Com base nesta envolvente natural de extraordinária beleza, a cidade e a ilha têm apostado no turismo, procurando desenvolver infraestruturas, como hotéis, estradas, um porto marítimo e um novo aeroporto.

A receção ao Presidente Regional da Ilha do Príncipe enquadra-se na Estratégia Municipal de Internacionalização de Viana do Castelo, que o Município está a promover. Recorde-se que o autarca, José Maria Costa, tem vindo a desenvolver uma política de diplomacia económica e enfatizado o trabalho das geminações de Viana do Castelo com diversas cidades de todo o mundo, promovendo a visita de diversos embaixadores e governantes ao concelho.