“Curso Prático de Prevenção e Segurança no Trabalho”

Conheci e trabalhei com Manuel Cunha. Ambos fomos trabalhadores nos ex-ENVC; e os dois interagimos muito no trabalho, já que eu era o responsável direto pela formação profissional e ele Técnico de Segurança, com muita atividade na área formativa, para ministrar cursos intensivos de Prevenção e Segurança aos trabalhadores, particularmente aos diretamente produtivos.

Guardo desse tempo uma imagem de um Manuel Cunha que respirava segurança por todos os poros e duma inflexibilidade sobre esta matéria que dava para pasmar. Como se costuma dizer na gíria popular, “não brincava em serviço”. Considerava que não levar a sério questões de segurança, ainda para mais numa empresa de risco laboral como eram os ENVC, era brincar com a morte e isso jamais poderia ser tolerado. Isso custou-lhe alguma antipatia, da parte de quem não levava sério a defesa da integridade física, mas, para ele, tratava-se de uma razão menor, já que a vida estava em primeiro lugar. Hoje, maduro que sou na idade, não tenho dúvidas, de que Manuel Cunha salvou muita gente de acidentes de trabalho de graves consequências físicas e até da morte. A segurança nunca pode ser negligenciada e, infelizmente, tantos o fazem, por força da rotina do trabalho e maus hábitos adquiridos.

Ao deparar com este manual de “Curso Prático de Prevenção e Segurança no Trabalho” que o Manuel Cunha, de que é autor, teve o cuidado e a gentileza de nos enviar, só posso dizer-lhe: obrigado, Caro Amigo, pelo muito que contribuiu para a prevenção de graves acidentes no trabalho e para a defesa da vida. Estamos perante uma obra sem grandes preocupações de beleza no aspeto gráfico, porque isso é o menos importante, mas completo, para tornar mais seguro o mundo laboral e os seus agentes. Completo, porque aí está toda uma vida de trabalho, como diz no prefácio o bem conhecido escritor José Eduardo Agualusa, filho de Manuel Cunha. Quem o ler com atenção, particularmente quem se insere numa atividade diretamente produtiva, vai ficar a saber como se labora suficientemente protegido e como se deve evitar o acidente incapacitante, que continua a ser um mal visível nas empresas em Portugal. Trata-se de um manual que todo o trabalhador deveria ter permanentemente ao seu lado e que todas as empresas o deveriam distribuir pelos seus colaboradores. Pode ser adquirido através do portal <www.bookmundo.pt>.

Manuel Cunha, depois desta lide que lhe ocupou tempo incontável, bem pode espraiar a mente e abraçar, mesmo que de leve, o descanso, porque quem está consciente da defesa da vida há-de eternamente agradecer-lhe. Bem-haja, Caro Amigo.

GFM

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.