Deputados PSD querem ouvir autarcas e movimento de cidadãos

Os deputados do PSD, nomeadamente os eleitos por Braga e por Viana do Castelo, querem ouvir as autoridades locais (quatro Juntas de Freguesia, das quais, três pertencem ao concelho de Viana do Castelo), assim como um movimento de cidadãos, sobre a expansão de duas concessões mineiras de caulino, denominadas Bouça da Guelha e Alvarães.

O PSD diz temer eventuais “impactos ambientais” para as comunidades locais por causa do projeto. As povoações mais próximas da área do projeto são, no concelho de Barcelos, Alvas a 358 metros a sudeste, e Ponte, que dista a 625 metros a sul. No concelho de Viana do Castelo, Regos a 676 metros a norte, e Alvarães a 1.131 metros a oeste.

Num requerimento que deu entrada no Parlamento, os parlamentares do PSD, ao abrigo das normas regimentais aplicáveis, solicitaram a audição da Junta de Freguesia de Alvarães, Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Junta de Freguesia de Fragoso e Movimento dos Cidadãos do Vale do Neiva.

“A empresa Mota Mineral, Minerais Industriais SA pretende aumentar a área atual de exploração de 50,2 para 74,5 hectares para extrair uma média anual de cerca de 490 mil toneladas de caulino nos próximos 41 anos. A concretizar-se o projeto, a empresa estima, no Estudo de Impacte Ambiental (EIA), um tráfego diário de 47 camiões a operar na área da exploração mineira e nas suas imediações, o que corresponde a quatro camiões por hora, entre as 08h00 e as 19h00. A área de implantação das duas concessões mineiras abrange quatro freguesias do concelho de Viana do Castelo – Alvarães, Vila de Punhe e União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro –, e uma freguesia do concelho de Barcelos – Fragoso”, referem os deputados.

MOVIMENTOS APLAUDEM FISCALIZAÇÃO
Entretanto, os movimentos SOS Serra d’ Arga e Terras do Cávado manifestaram o seu agrado pela decisão da Câmara de Viana do Castelo em fiscalizar uma exploração de caulino no concelho e querem que Barcelos faça o mesmo.

Na semana passada, a Câmara de Viana do Castelo anunciou a criação de uma comissão fiscalizadora de um projeto de fusão e ampliação de núcleos de concessões mineiras que abrangem freguesias do concelho.

O município disse ter enviado um ofício ao ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, a pedir ao governante “que sejam tomadas todas as medidas necessárias para acautelar os receios e preocupações da população”.

Em causa está, pois, o projeto de fusão e ampliação das concessões mineiras de Bouça da Galheta, em Fragoso, Barcelos, e Alvarães, Barroselas/Carvoeiro e Vila de Punhe, em Viana do Castelo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.